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PS Plus e Nintendo Switch Online alteram como funciona a renovação automática em serviços de assinatura

PlayStation e Nintendo começarão a alertar os usuários sobre a renovação automática de seus serviços online.
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PlayStation Nintendo Switch
(Imagem: Divulgação)
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A PlayStation e a Nintendo estão alterando a opção de renovação automática para seus serviços de assinatura. Isso segue uma investigação da Autoridade de Concorrência e Mercados sobre as práticas de renovação automática em fevereiro de 2022, e vem logo após o PlayStation anunciar um novo serviço do PS Plus que está sendo criticado como pior que seu antecessor, o PlayStation Now.

O PlayStation Plus começou originalmente como uma assinatura que oferecia jogos gratuitos e vantagens no PS3, que oferecia jogo online gratuito. No PS4, seguiu o mesmo caminho do Xbox Live da Microsoft, tornando-se obrigatório para os jogadores que desejam jogar online em seu console, algo que continuou na geração atual com o PS5.

Quando o Nintendo Switch foi lançado, o Nintendo Switch Online também foi oferecido como uma assinatura para jogos online, oferecendo outras ofertas para membros, como DLC gratuito para títulos como Animal Crossing: New Horizons, bem como uma biblioteca de jogos que cobrem o NES , Super NES e N64.

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A PlayStation também ofereceu o PlayStation Now, que trazia uma biblioteca de títulos para download e streaming em uma veia semelhante ao Xbox Game Pass da Microsoft, mas que agora está sendo substituído por um novo modelo PlayStation Plus em níveis a partir de junho, que oferecerá mais de 700 jogos para download e streaming.

Devido à forma como as assinaturas se tornaram uma prática padrão na mídia, a Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido (Competition and Markets Authority – CMA em inglês) lançou uma investigação sobre práticas de renovação automática para serviços de assinatura e ofereceu orientações que afirmavam que os clientes “precisam ser capazes de para fazer uma escolha totalmente informada sobre a renovação automática” e “deve ser lembrado sobre a renovação automática em tempo útil antes que ela aconteça”.

Depois disso, a Sony concordou em implementar novas medidas para assinantes do PS Plus, que incluem entrar em contato com clientes de longo prazo que não usam o serviço há algum tempo para lembrá-los de como cancelar assinaturas. A Sony também deixará de receber pagamentos de usuários que não cancelam sua assinatura, mas não a estão usando ativamente.

A Nintendo anunciou que o Nintendo Switch Online não será mais vendido com renovação automática definida como opção padrão, dando aos jogadores a opção de ativá-lo após a inscrição. Ambas as mudanças estão alinhadas com o acordo anterior da Microsoft com a CMA em janeiro para alterar e melhorar a forma como apresenta informações aos clientes inscritos em seus serviços Xbox Live e Xbox Game Pass.

Seu acordo informaria claramente aos assinantes se a renovação automática está ativa e o preço da renovação, além de oferecer orientações claras sobre como obter um reembolso. Assim como a Sony, a Microsoft afirmou que entrará em contato com clientes inativos que ainda pagam por serviços online para dar a opção de cancelar sua assinatura, e a Microsoft cancelará sua assinatura se uma conta permanecer inativa depois disso.

Como é evidente nas últimas gerações de consoles, os modelos baseados em assinatura provavelmente não chegarão a lugar algum na indústria de jogos. No entanto, as diretrizes dadas pela CMA e as ações tomadas por empresas como PlayStation e Nintendo parecem oferecer uma abordagem mais amigável ao manuseio de pagamentos, o que é particularmente útil para os clientes que assinam assinaturas anuais.

Via: Screen Rant/GamesIndustry.biz/Competition and Markets Authority

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