Publicidade
Retrocompabilidade

PS Plus poderá adicionar suporte a troféus para jogos retrô

Adicionar suporte a troféus de jogos retrô no PS Plus Premium, precisa estar no topo da agenda da Sony para o novo serviço de assinatura da empresa.
Gostou? Compartilhe!
PlayStation Trofeus
(Imagem: Divulgação)
Publicidade

Após meses de especulação e vazamentos de informações privilegiadas, a Sony finalmente abriu uma cortina de planos para o PlayStation Plus. E após a divulgação do novo PS Plus, as comparações naturais com o Xbox Game Pass da Microsoft e o Switch Online da Nintendo tornaram-se invevitáveis. Sendo assim, a PlayStation está soltando algumas informações aos poucos.

No entanto, como está agora, sabe-se que o passado histórico do PlayStation será uma grande parte do novo sistema e apelo do serviço de assinatura. Quando o novo sistema estiver disponível, é que realmente os assinantes terão uma ideia se é tudo isso o que a Sony prometeu ou continua sendo o mesmo de sempre. Mas algumas coisas, os fãs já esperam poder ouvir de antemão.

Embora os detalhes sejam raros no momento, existem etapas que a Sony deve seguir para promover uma adoção antecipada de seu serviço e conteúdo clássico. Adicionar troféus a jogos retroativos do PlayStation lançados antes do sistema de conquistas entrar em vigor seria um grande primeiro passo por vários motivos.

Continua depois da Publicidade

Jogos retrô

Quando o PS Plus for finalmente expandido em junho, haverá muito conteúdo para os jogadores digerirem em cada uma das três camadas do serviço de assinatura. As notícias de que títulos modernos do PS5, como Returnal e Marvel’s Spider-Man: Miles Morales, terão a opção ‘Extra’ no meio da estrada, é um sinal particularmente positivo para a longevidade do serviço.

O fato de que a opção de nível ‘Premium’ incluirá uma linha de jogos retrô do passado do PlayStation não deve ser esquecido, pois são esses jogos que provavelmente ajudarão o serviço a acelerar no curto prazo. Graças à história recente instável da Sony com compatibilidade com versões anteriores, há muita demanda reprimida por esse tipo de conteúdo entre os proprietários de PlayStation.

Detalhes específicos, como quais jogos serão incluídos, ou se eles apresentarão algum recurso de modernização, ainda estão no ar no momento. Ainda não está claro se os jogos retrô do PlayStation também poderão ser adquiridos além do PS Plus, ou se os proprietários existentes terão acesso às suas compras históricas gratuitamente.

Considerando o pesadelo de licenciamento que os editores podem enfrentar ao lidar com software clássico, é lógico que a Sony esteja sendo tímida agora, pois provavelmente ainda assina acordos enquanto descobre tudo isso por si mesma.

Tudo o que se sabe com certeza agora é que até 340 jogos do passado do PlayStation serão jogáveis ​​se os jogadores comprarem o nível Premium do PS Plus. Por US $ 17,99 por mês – no Brasil ainda não foi informado o valor -, essa opção permitirá que os jogadores transmitam jogos de PS3 para suas plataformas modernas para iniciantes, de forma semelhante ao PlayStation Now.

Devido às dificuldades em fazer com que a tecnologia Cell do console funcione em hardware moderno, aparentemente não há planos para que esses jogos sejam baixados e reproduzidos nativamente em breve. Um catálogo de jogos ‘amados’ de PS1, PS2 e PSP (PS Vita nem ao menos foi citado) também será apresentado nesta camada, com opções de streaming e download para os fãs.

Benefícios do Suporte ao Troféu

Desde os primeiros dias da era PS3, o sistema de troféus da Sony tem sido a pedra angular do ecossistema digital do PlayStation. Grandes comunidades se desenvolveram posteriormente na internet, cheias de jogadores que adoram perseguir os elogios virtuais nos jogos que jogam. Para muitos desses fãs, os troféus são um grande negócio que pode melhorar imensamente suas sessões de jogo.

Embora ainda não tenha havido confirmação oficial da Sony, com base em como o PS Now funciona atualmente, pelo menos parece provável que a maioria dos jogos PS3 que chegam ao PS Plus manterão sua funcionalidade de troféu. Até agora, não houve nenhuma palavra sobre se os outros jogos retrô do PlayStation que chegam ao PS Plus terão suporte adicional a troféus.

Considerando como todos os jogos de PS1, PS2 e PSP foram lançados bem antes da ideia surgir na mente metafórica da Sony, a maioria desses títulos não tem suporte nativo para o sistema no momento. Como resultado, pode exigir algum esforço da parte da editora, mas garantir que os troféus sejam adicionados a cada um desses games seria um benefício significativo para o serviço.

Tendo se tornado uma parte tão importante da história do PlayStation e do sucesso recente, a maioria dos jogadores espera a presença dessas bugigangas virtuais. Além de corresponder às expectativas, há benefícios monetários para a Sony se adicionar troféus retroativamente aos jogos clássicos do PS Plus. Tanto os jogadores veteranos quanto os recém-chegados em potencial são mais propensos a conferir esses tipos de títulos se eles apresentarem sistemas de modernização que tornam a experiência melhor e nova.

Adicionar suporte a troféus para jogos originais de PlayStation, PS2 e PSP aumentaria o número de pessoas dispostas a investir no nível Premium do serviço. Com a emulação barata sendo uma parte estabelecida dos jogos para PC, há uma sensação de que a Sony precisa adicionar algo especial aos seus relançamentos oficiais para incentivar a adoção. Ser capaz de perseguir troféus de platina em jogos em potencial como Metal Gear Solid, SIlent Hill e Tekken 3, seria a alegria desses fãs.

Lado positivo dos troféus chegarem ao PS Plus

Felizmente, há alguns sinais positivos de que o suporte a troféus retrô pode chegar às ofertas PS Plus da Sony, se o recurso ainda não faz parte dos serviços de assinatura em seus dados de relançamento. Em 2021, foi descoberta uma patente que sugeria que a Sony estava trabalhando em uma tecnologia que permitiria que os jogos antigos fossem adaptados com troféus.

Isso significa que a empresa está ciente da demanda, o que faz com que o editor trabalhe em uma maneira de torná-la realidade. Isso sem dúvida aceleraria o processo, considerando quantos estúdios clássicos faliram desde as eras PS1, PS2 e PSP, portanto, ninguém quer ficar fora dessa.

Esta não é a primeira vez que a Sony explora o conceito de complementos aos jogos clássicos. Em 2013, uma patente foi registrada pela editora que permitiria adicionar acessórios para uma tecnologia que reproduziria os discos de PS1 e PS2. Portanto, a Sony vem trabalhando faz um tempo em trazer esses jogos clássicos para seus assinantes. E espera-se que isso possa acontecer a partir de junho deste ano, ou pelo menos em breve.

Via: Game Rant/Fórum PS/PlayStation

CONTEÚDO RELACIONADO