Um bug incomum que afeta o serviço de assinatura PlayStation Plus da Sony afetou os jogadores que tentavam jogar por meio do serviço. O bug, que afeta usuários de PS4 e PS5 que usam PS Plus, parece lançar dois jogos no mesmo console simultaneamente, apesar dessa capacidade não ser nativa dos consoles.
Veja também:
Os serviços de assinatura de jogos já percorreram um longo caminho desde os primeiros dias da geração PS3 e Xbox 360. Em comparação com as ofertas limitadas da época, os serviços de plataforma oferecem coisas como bibliotecas de jogos gratuitas, online e serviços em nuvem para convencer os jogadores a pagar regularmente.
Ultimamente, a Sony tem procurado o streaming de jogos online para oferecer aos jogadores maior valor diante dos recentes aumentos de preços das assinaturas do PS Plus em alguns territórios. O nível Premium da assinatura PS Plus oferece vários jogos clássicos para transmissão online nos consoles PS4 e PS5, mas apenas para as regiões com este tipo de assinatura. No Brasil, o serviço é o Deluxe, que não possui esta capacidade.
Bug no PS Plus faz com que o jogador jogue dois jogos simultaneamente
Foi nesse ambiente de streaming online do PS Plus que o usuário do Reddit TheLeftBoy encontrou um bug bizarro que afetava o PS Plus. TheLeftBoy estava tentando jogar o jogo de ação Star Wars The Force Unleashed 2 por meio do serviço. Mas em vez da saga de Starkiller, que pode ter sido um dos Jedi mais fortes da franquia Star Wars, TheLeftBoy viu a estranha tela de título tremeluzente de um jogo totalmente diferente: Sly Cooper: Thieves in Time, originalmente lançado em 2013 para PS3.
A falha incomum do PS Plus causou forte oscilação na tela de título de Sly Cooper em toda a jogabilidade, tornando o jogo quase impossível de jogar. TheLeftBoy disse que ele finalmente resolveu o problema saindo e reiniciando o jogo, mas a filmagem do bug estranho chamou a atenção dos usuários no subreddit do PlayStation.
Alguns jogadores temiam que a oscilação constante pudesse ser um perigo para jogadores que sofrem de condições fotossensíveis, como a epilepsia, que pode desencadear convulsões em algumas pessoas confrontadas com flashes rápidos e luzes brilhantes. Mesmo grandes franquias como Call of Duty apresentam falhas que podem afetar usuários com epilepsia.
Outros se divertiram com a falha, brincando que a Sony estava entregando mensagens subliminares para fazer uma “lavagem cerebral” nos assinantes do PS Plus para que jogassem Sly Cooper. Alguns entraram na conversa, dizendo que encontraram o bug ao tentar transmitir outros jogos via PS Plus.
Um jogador encontrou o bug ao tentar jogar a versão clássica de God of War via PS5, e para ele o bug era ruim o suficiente para que não conseguisse transmitir nenhum jogo PS Plus e fosse forçado a recorrer ao suporte técnico da Sony para obter uma solução.
Embora o streaming de jogos tenha melhorado muito nos últimos anos, falhas e bugs como o experimentado por TheLeftBoy e outros colocam algumas rugas desagradáveis na visão das empresas de um futuro baseado em nuvem, onde os jogadores não precisarão depender de máquinas locais para jogar.