A Sony reduziu significativamente a saída do headset PlayStation VR2 após pré-encomendas decepcionantes. Desde a estreia do PlayStation na indústria de videogames, a Sony expandiu sua marca para fornecer consoles domésticos, bem como uma variedade de acessórios, incluindo headsets VR. A marca PlayStation tem alguns dos consoles mais vendidos de todos os tempos e se tornou um item importante da indústria nos quase 30 anos desde sua estreia inicial.
Veja também:
A marca PlayStation é uma grande influência na indústria de jogos e atualmente detém o recorde de console doméstico mais vendido até hoje com o PlayStation 2. Embora o PlayStation tenha se tornado um nome familiar internacionalmente, a empresa ainda se esforça para desenvolver tecnologia de ponta e novos maneiras para os jogadores experimentarem seus produtos.
A empresa mergulhou no mercado de realidade virtual em outubro de 2016 com o lançamento do headset PlayStation VR, anteriormente conhecido como Projeto Morpheus. Pouco depois do lançamento do PlayStation VR, a Sony anunciou que as vendas do fone de ouvido excederam em muito as expectativas.
Embora o PlayStation VR original possa ter superado as expectativas, parece que o PlayStation VR2 pode não estar seguindo seus passos. Uma matéria da Bloomberg confirma que a Sony teve que cortar as expectativas para o fone de ouvido depois de pré-encomendas decepcionantes. Originalmente, a Sony havia previsto 2 milhões de unidades a serem vendidas neste trimestre e agora reduziu pela metade essa previsão para 1 milhão. Atualmente, a empresa planeja enviar cerca de 1,5 milhão de unidades até a primavera do próximo ano.
O principal contribuinte para a produção reduzida do PlayStation VR2 parece ser o preço do próprio fone de ouvido. O PlayStation VR2 é lançado com preço de varejo de $ 549,99 nos EUA (mais de R$ 4 mil no Brasil), o que na verdade é mais do que o custo do próprio console PlayStation 5. No Brasil, o PS5 custa praticamente o mesmo que o PSVR 2.
O fone de ouvido de realidade virtual vem em um pacote com dois controladores PlayStation VR2 Sense e fones de ouvido estéreo também. Outro motivo observado para o declínio na demanda é o momento geral sem brilho para o setor de jogos de realidade virtual como um todo no mercado atual.
Apesar do preço alto, PlayStation VR2 é atualmente um dos fones de ouvido VR modernos mais baratos do mercado. O PlayStation VR2 também possui uma linha diversificada de jogos de lançamento, incluindo um spin-off da icônica série Horizon com Horizon Call of the Mountain.
Ainda assim, os fãs não parecem dispostos a se comprometer com um investimento tão grande para uma experiência de VR em 2023, e será interessante ver como a Sony e outros líderes de mercado se ajustam a esse declínio de interesse em jogos de VR nos próximos anos.