Publicidade
Fim inevitável

Lançamentos de jogos para PS4 devem terminar em 2025

A Sony informou aos investidores que espera que novos jogos sejam lançados para o PlayStation 4 em 2024, à medida que o foco muda para o PlayStation 5
Gostou? Compartilhe!
Playstation 4
(Imagem: Playstation 4)
Publicidade

O PlayStation 5 já está disponível há mais de um ano e meio, e os consoles continuam a se esgotar em todo o mundo com frequência assim que retornam ao estoque. A Sony está até prometendo aumentar drasticamente a produção do PS5 daqui para frente para tentar acompanhar a demanda. E, no entanto, continua a haver suporte robusto para o PS4 sem evidências de redução.

Perguntas sobre a lenta transição para a nova geração de consoles até levaram a uma resposta da Sony, que explicou que o PlayStation 4 não sairá tão cedo do mercado. A Sony recentemente realizou uma apresentação para investidores com foco em comparações de crescimento entre o PlayStation 4 e o PlayStation 5.

Em uma seção da apresentação intitulada “Evolving Shape of First-Party Portfolio“, a Sony compara seu suporte à plataforma em três anos diferentes: 2019, 2022 e 2025. O ano de 2019 mostra o PS4 representando 90% dos lançamentos da Sony, com 10% no PC. Em 2022 mostra cerca de 35% dos lançamentos no PS5 e outros 35% no PS4 e PS5. O gráfico de 2025 mostra os lançamentos do PS5 representando 50% de todos os lançamentos de jogos da Sony e nenhum lançamento do PS4.

Continua depois da Publicidade

A mensagem clara é que a Sony planeja não ter lançamentos primários para PS4 até o ano fiscal de 2025, o mais tardar. Como não há informações sobre 2024, é perfeitamente possível que a Sony planeje parar de oferecer suporte ao PS4 com lançamentos primários antes de 2025. Mas saindo da perspectiva da própria Sony, os lançamentos primários do PS4 terminarão antes de 2025.

De forma alguma isso significa que a Sony também reduzirá seu investimento em desenvolvimento primário. Uma série separada de gráficos na apresentação mostra que a Sony planeja aumentar drasticamente o investimento nos estúdios PlayStation. Não apenas aumentará o investimento em IPs existentes, mas planeja pelo menos dobrar, se não triplicar, seu investimento no desenvolvimento de novos IPs.

Esses títulos primários não serão exclusivos do PS5. Enquanto em 2019, 90% dos novos lançamentos estavam no PS5 e 10% no PC, em 2025 apenas 50% dos lançamentos estarão no PS5. Os restantes lançamentos serão para PC ou dispositivos móveis, com uma divisão de cerca de 30% a 20%, respectivamente.

O suporte da Sony para o fim do PS4 sempre foi uma inevitabilidade. A mudança começou com o lançamento do PS5, com Demon’s Souls e Ratchet & Clank: Rift Apart sendo exclusivos. A PlayStation entregou grandes lançamentos de jogos no PS4 e PS5 desde então, como no Horizon Zero Dawn, e God of War Ragnarok também deve suportar as duas plataformas.

As probabilidades são de que, quando a Sony decidir fazer a transição completa para o PS5, será uma grande notícia. O suporte do PS4 não desaparecerá em silêncio, portanto, espere mais atualizações à medida que estiverem disponíveis.

Via: Game Rant/Sony

CONTEÚDO RELACIONADO