Assim como o personagem em que ele se baseia, o game Iron Man VR é uma história de duas partes. Por um lado, você tem o próprio Homem de Ferro e as espetaculares lutas de super-heróis que vêm ao entrar na maior arma artificial do mundo. Do outro, você tem o homem dentro da armadura, Tony Stark, e os muitos conflitos pessoais que resultam de ser um dos (antigos) maiores fabricantes de armas de ponta.
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Admiravelmente, o game Iron Man VR tenta reunir os dois lados desta moeda. Alguns anos atrás, você esperaria que um título do Playstation VR desse estilo, simplesmente atingisse você com alguns níveis on-rails que permitiam que você acabasse livremente com bandidos por meio dos controladores Move. Em vez disso, os desenvolvedores tentaram criar uma experiência adequada de AAA VR que tece uma história de alto risco em cenários de combate que mostram o mundo com os esqueletos no armário de Stark.
É uma experiência ambiciosa, e uma que os desenvolvedores geralmente realizam, mas que nem sempre funciona. Desde o primeiro momento em que você inicia o jogo, o sonho de entrar diretamente na armadura do Vingador Dourado é relativamente longo. Colocando o jogador no controle total dos sistemas de voo de Tony, controlado pelos propulsores de cada mão, há uma sensação intensamente satisfatória de velocidade, verticalidade e impulso que te faz ficar satisfeito com o game.
Durante sua primeira hora, você basicamente recriará a excelente montagem do filme original do Homem de Ferro, com o jogador aprendendo a melhor maneira de canalizar esses poderosos sistemas em movimentos elegantes do herói.
Felizmente, não demora muito para pegar o jeito, e rapidamente você se encontrará voando pela ilha de Stark em Malibu e voando entre formações rochosas com facilidade e delicadeza. São coisas genuinamente vertiginosas, e mesmo com o passar das horas, a pura emoção visceral do voo nunca deixou de inspirar outra coisa a não ser o temor, pois não dá para piscar ou você irá se chocar. Melhor ainda, há nuances suficientes para a mecânica que você está constantemente adquirindo domínio sobre elas.
Em sua dúzia de missões principais, você estará lutando contra drones Stark corrompidos em vários locais. Esteja você defendendo o helicóptero da SHIELD ou emboscado na selva urbana de Xangai, sempre há uma vista deslumbrante para a batalha.
Esses locais, no entanto, funcionam melhor como telas distantes do que de perto. Embora a direção de arte seja sempre sólida, a relativa falta de poder de renderização no PSVR pode dificultar um pouco a imersão. Chegue muito perto de um arranha-céu e as texturas lamacentas ficam difíceis de ignorar e voe alto demais e os locais podem parecer um pouco planos, sem sinais de vida no chão. Essa é, sem dúvida, uma decisão proposital de design para garantir que os jogadores não experimentem náuseas ou vertigens extremas, mas a falta de profundidade em determinadas altitudes é reconhecidamente decepcionante.
Da mesma forma, os próprios níveis são repetidos muitas vezes durante a campanha. Retornar a locais anteriores gera uma sensação de familiaridade que prejudica o espetáculo inicial e faz com que você observe as desvantagens mais do que você faria.
Felizmente, você mal tem tempo de perceber durante as próprias missões. Embora os objetivos não sejam tão variados (uma boa parte para desarmar um conjunto de bombas ou proteger áreas contra ondas de inimigos), eles mantêm a ação intensa e forçam você a sentir a responsabilidade de ser um super-herói.
Na missão inicial de Xangai, o jogador vê edifícios cheios de civis equipados para explodir, forçando você a voar para cada um, analisar onde as bombas estão localizadas e desarmá-las enquanto afasta uma barragem de drones. Do mesmo modo, o jogo leva você para fora de um avião e garante que ele não seja destruído.
O processo mental que ocorre durante essas sequências, destaca-se da melhor maneira possível, pois os desenvolvedores não apenas fazem você agir como o Homem de Ferro, mas pensar como ele também. E isto é genial! Em seus melhores momentos, o que os desenvolvedores entenderam é que não são apenas os componentes principais de voar ou lutar que fazem um jogo de super-herói. Na verdade, você está salvando pessoas.
Mas, esses altos são novamente atingidos com pontos baixos, pois a partir do meio do jogo muitos tipos de objetivos se tornam repetidos ou substituídos por longas e prolongadas missões que simplesmente fazem você lutar contra ondas e ondas de drones. E isto acaba sendo frustrante.
Felizmente, as próprias mecânicas de combate são intuitivas, e há muitas opções para escolher. Basta um movimento do pulso para alternar entre as armas primárias e as secundárias, enquanto os golpes de chão e os socos complementam as explosões à distância e combinam perfeitamente entre si.
Evitar e se posicionar é obviamente importante para manter a vantagem, e saber exatamente quais armas usar em qual situação, ao mesmo tempo em que evita e inventa o caminho dos ataques recebidos, dá à jogabilidade profundidade suficiente para não ficar obsoleto.
Por causa disso, Iron Man VR é um jogo completo, seja ele para melhor ou para pior. Não existe um meio termo. Você precisará de uma quantidade razoável de espaço físico para aproveitar ao máximo a experiência, pois o jogo é excelente quando você está se movendo e girando para rastrear inimigos atacando por todos os lados.
Há uma emoção nessa jogabilidade completa de 360º e, embora ocasionalmente as limitações dos antigos controles do PS Move se mostrem com uma perda momentânea de rastreamento, é raro isto acontecer durante o jogo. É claro que essa configuração não é ideal para todos, e você pode reproduzi-la, mas é uma experiência um pouco menor no geral.
As partes negativas
Existem algumas desvantagens maiores que valem a pena ser mencionadas. A variedade de inimigos em particular se destaca como uma oportunidade perdida. Embora seja tematicamente interessante ver Stark lutar contra seus próprios drones, seus designs são um pouco monótonos e, em geral, eles não têm o peso ou a presença que você deseja dos inimigos. Eles são intencionalmente sem vida, mas sua natureza indefinida e muitas vezes ameaçadora às vezes pode fazer você se sentir como se estivesse golpeando moscas, em vez de lutar contra robôs mortais.
Cada um tem seus próprios ataques únicos, e saber como explorar as fraquezas de cada um pode levar a alguns momentos de socos (você entenderá o que quero dizer na primeira vez em que explodir um em gravidade), mas muitas vezes pode parecer que há uma distância entre você e o inimigo. Eles são um pouco artificiais e, assim como os problemas com o design de níveis, fazem você se sentir como se estivesse jogando uma simulação ou um exercício de treinamento, em vez de existir no mundo “real”.
Também existem apenas alguns tipos de inimigos, e enquanto chefes interessantes agitam as coisas, como tudo no Iron Man VR, eles são tão repetitivos que perdem o brilho.
Como mencionado, os desenvolvedores fizeram um trabalho admirável ao deixar claro que você é Tony Stark, não apenas um cara aleatório com uma armadura. No entanto, fingir ser um bilionário, gênio, filantropo playboy não é tão agradável quanto ser um na vida real.
Há uma quantidade surpreendente de história em Iron Man VR, mas nem tudo é envolvente. A trama geral, sobre o passado de Stark e uma figura misteriosa e fantasmagórica que o assombra, é convincente, mas os elementos de diálogo e alívio cômico ficam especialmente irritantes depois de um tempo.
O maior problema da história está no ritmo. Há uma enorme quantidade de tempo de inatividade no título, e nem tudo é bem-vindo. Embora a ação sem parar provavelmente o faça correr após 30 minutos de jogo, a aventura tem uma estrutura de parada e partida que pode ser limitativa, tendo que voltar ao Stark HQ para conversar com os personagens, fazer algumas flexões e escolher a próxima missão, o que faz com que isso aconteça com muita frequência.
Combinado com telas de carregamento frequentes e muitas vezes demoradas, além de depender de ações de VR que não são nem de longe tão suaves quanto as de combate, isso pode deixar você ansioso para voltar às coisas que tornavam o jogo bom.
Como resultado, pode ser difícil obter uma verdadeira sensação de fluxo ou momento, pois o desbotamento constante dos tons escuros – mesmo que apenas por um segundo para o jogo recalibrar onde você está e onde deveria estar – interrompe a ilusão que você é parte deste mundo. Durante esses momentos, Iron Man VR parece mais uma prova de conceito cujo potencial será realizado adequadamente em um hardware mais avançado.
É uma pena, porque está claro que muito tempo e esforço foram dedicados a desenvolver esse lado da história. Se não fosse tão intrusivo, poderia ser mais bem-vindo, mas especialmente no início do jogo, você precisa manipular tantas dessas sequências ao lado de missões de treinamento e salas de desafio que pode parecer que você ainda está esperando a aventura começar, mesmo depois de três horas que já está na frente do console.
Felizmente, a base de operações de Stark tem uma grande graça salvadora: o centro de personalização de armaduras. Justamente priorizada no marketing, a capacidade de personalizar e mexer com seu traje do Homem de Ferro faz com que o retorno à base valha a pena no final.
Há uma variedade de slots ofensivos e defensivos a serem trocados em sua construção, com algumas das atualizações sendo preenchidas. Há espaço para adaptar o traje ao seu próprio gosto, e você pode se preparar para qualquer coisa com várias construções personalizadas para salvar e mudar antes de iniciar as missões.
Os desbloqueios acontecem regularmente e recompensam o bom desempenho nas missões, o que significa que cada novo nível faz você crescer em poder. Também há alguns trabalhos de pintura personalizados, desbloqueados ao realizar certos desafios de combate, que permitem criar a sua armadura perfeita do Homem de Ferro.
Veredito
Em última análise, Iron Man VR constantemente é uma montanha russa entre a frustraçãoe a caída de queixo. Em momentos isolados, pode ser o mais divertido que você já terá experimentado em VR, mas para atingir constantemente esses picos, você precisa superar muitos obstáculos.
Você terá aproveitado muito do seu tempo quando o game finalizar e ver os créditos subindo, mas provavelmente ficará “animado” com a forma como o game pode levar essa base para o próximo nível, em vez de olhar com carinho para todo o pacote do que você achou inútil do jogo.