O PlayStation 4 pode ter mais de oito anos, mas o console certamente deixou sua marca na indústria de jogos. Atualmente, tendo vendido mais de 117 milhões de unidades e sendo o quarto console de videogame mais vendido de todos os tempos, o PS4 viu o lançamento de alguns jogos incrivelmente bem-sucedidos.
Veja também:
Mesmo títulos modernos como Horizon Forbidden West ainda estão sendo lançados no PS4 e no PS5. No entanto, lançar o mesmo jogo para os dois consoles pode em breve se tornar uma coisa do passado, conforme divulgado pela Sony. Em relatório recente de suas apresentação financeira, a Sony detalhou que já está planejando o fim do PS4.
Parece que, apesar da disponibilidade ainda ser um grande problema para o PS5 devido a cambistas e escassez de hardware, a Sony ainda planeja tornar seu mais novo console sua principal máquina de jogos. Ficou claro na apresentação que até 2025, o PlayStation 4 não terá mais títulos novos lançados na plataforma.
O PlayStation 5 já viu alguns jogos exclusivos, como Returnal de 2021, e parece que focar em uma plataforma pode ser benéfico para um jogo, já que Returnal ganhou o jogo do ano nos prêmios BAFTA deste ano. No entanto, para os fãs que ainda estão lutando para colocar as mãos em um PS5, o fim dos novos lançamentos no PlayStation 4 pode ser um anúncio frustrante, pois significa que títulos mais novos simplesmente não estarão disponíveis para esses jogadores.
Por enquanto, no entanto, os títulos legados do PS4 ainda poderão ser adquiridos e, no momento, parece que a Sony não encerrará o lançamento de novos jogos no console mais antigo. Mesmo God of War Ragnarok, que ainda deve ser lançado em 2022, apesar dos rumores de atraso, também chegará ao PlayStation 4.
Os fãs também provavelmente verão mais títulos anunciados para o PS4 e PS5 no próximo State of Play da Sony, que acontecerá no início de junho. Parece que a mudança inevitável dos consoles de última geração para a geração atual está finalmente acontecendo, mesmo com a escassez ainda desenfreada no mundo dos jogos.
Mais empresas anunciaram que seus jogos não poderão rodar bem nas máquinas mais antigas e estão se concentrando apenas no PS5 e Xbox Series X/S. Gotham Knights é o mais recente jogo a anunciar tal decisão, o que frustrou alguns fãs.