A Sony teve grande sucesso ao patentear a mecânica de construção de caminhos apresentada no jogo Death Stranding. A patente, que foi depositada quatro meses antes do game originalmente lançado no PS4 e concedida apenas na terça-feira (7), é batizada de ‘radar de terreno e construção gradual de uma rota em um ambiente virtual de um videogame’.
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Essa patente protege uma das características mais interessantes do game, em que os caminhos podem ser melhorados dependendo de quantos jogadores os utilizaram anteriormente. A proteção se refere a ‘melhorar o primeiro caminho com base em um número de vezes que o primeiro caminho foi percorrido por […] um ou mais caracteres’.
A afirmação parece descrever bem as características parecidas vistas em Death Stranding, em que os jogadores podem fazer caminhos, construir pontes e deixar itens para outros Players, que visitarão as mesmas áreas no futuro, mesmo que o jogo de cada usuário seja uma experiências separada. Agora que a patente foi concedida, isso pode tornar difícil para outros desenvolvedores usarem sistemas semelhantes em seus próprios jogos sem que a Sony tome medidas legais.
E esta nem é a primeira vez que um editor patenteia uma ‘sacada’ de jogo. A Warner Bros. recebeu críticas de alguns desenvolvedores no começo do ano, após conseguir patentear a Terra-média: Shadow of Mordor Nemesis System. A patente cobre um sistema com NPCs gerados proceduralmente que existem em uma hierarquia e interagem com as ações dos jogadores e se lembrarão delas. Ou seja, qualquer sistema desse tipo agora é propriedade da Warner Bros. Games. O que acha dessas patentes que protegem certas mecânicas nos jogos?