PS5 SSD
Confira as curiosidades sobre o SSD Ultra High-Speed!

Faltando poucos dias para o lançamento do PS5, ainda existem muitas dúvidas acerca de todas possibilidades em torno do console. Parte destas informações a Sony está soltando conforme julga pertinente, e nesta segunda-feira (9), foi dia de liberar mais algumas informações de maneira oficial. E através do blog oficial dedicado ao sistema PlayStation, o console ganhou algumas informações importantes sobre um item que já deu mostras de que será um elemento diferencial nesta geração: o SSD. Confira 7 perguntas que a Sony respondeu sobre essa parte do hardware do PlayStation 5.

O SSD Ultra High-Speed

1 – O que há de especial no SSD do PS5?

O SSD de ultra-alta velocidade do PS5 e o sistema I / O personalizado integrado foram desenvolvidos com o objetivo de remover barreiras para jogar – especificamente telas de carregamento. Os desenvolvedores podem transmitir recursos para os jogos do PS5 a uma taxa incrivelmente rápida, de modo que as experiências de jogo do PS5 podem ser contínuas e dinâmicas, com viagens rápidas quase instantâneas por grandes mundos de jogos. Essa velocidade aprimorada permitirá que os desenvolvedores de jogos criem mundos maiores e mais ricos sem limitações tradicionais, como tempos de carregamento, e também permitirá que os jogadores passem mais tempo jogando do que esperando.

Leia o que alguns desenvolvedores estão dizendo sobre o SSD de velocidade ultra-alta do PS5 neste artigo.

2 – Qual é a diferença entre o SSD de velocidade ultra-alta do PS5 e outros SSDs?

A largura de banda de leitura de 5,5 GB / s (bruta) do SSD de ultra-alta velocidade do PS5 está na vanguarda graças ao seu design avançado altamente personalizado e E / S integrada, incluindo um descompressor personalizado (saiba mais aqui ). Nós o desenvolvemos com o objetivo específico de reduzir os tempos de carregamento e maximizar a capacidade do desenvolvedor de acessar os dados do jogo em velocidades super rápidas.

Acreditamos que isso representa um verdadeiro salto geracional no acesso a dados e permitirá que os desenvolvedores de jogos criem experiências de jogo maiores, mais ricas e perfeitas do que nunca.

3 – O PS5 melhora minha capacidade de baixar e armazenar jogos?

Semelhante ao PS4, os jogos PS5 podem oferecer um recurso chamado “Instalação preferencial”, que permite aos jogadores escolher qual parte do jogo instalar primeiro. Isso pode permitir que um jogador priorize o acesso a um modo ou recurso específico. Um exemplo poderia ser priorizar a instalação do componente single-player ou multiplayer de um jogo.

Em jogos PS5 com suporte, os jogadores também podem escolher remover modos específicos ou conteúdo que não desejam mais para liberar espaço de armazenamento. Em última análise, os desenvolvedores determinarão o nível de suporte oferecido para esses recursos, mas o objetivo é maximizar a flexibilidade de armazenamento.

Baixar e aplicar atualizações de software de jogo no PS5 deve funcionar mais rapidamente do que no console PS4 em geral, pois o tamanho dos dados de atualizações e patches é gerenciado de forma mais eficaz.  

Além disso, um recurso no PlayStation App atualizado para dispositivos móveis permitirá que os jogadores gerenciem remotamente o armazenamento de seu PS5 se ficarem sem espaço ao enfileirar um jogo para baixar em seu console através do aplicativo. 

4 – Posso armazenar ou jogar jogos PS5 de uma unidade USB?

Não, os jogadores não podem transferir jogos PS5 para uma unidade USB. Os jogos PS5 devem ser armazenados no SSD interno de velocidade ultra-alta do console para a jogabilidade. Explorações para permitir que os jogadores armazenem (mas não joguem) jogos PS5 em uma unidade USB em uma atualização futura estão em andamento.

Você pode, no entanto, armazenar e jogar jogos PS4 de um drive USB compatível conectado ao PS5. Para mais detalhes, continue lendo.

5 – Posso expandir o armazenamento SSD de velocidade ultra-alta do PS5?

O PS5 apresenta uma porta de expansão que permitirá, no futuro, aos jogadores adicionar armazenamento M.2 SSD para ser usado para instalar e jogar jogos PS5.

Esta funcionalidade de atualização de armazenamento SSD M.2 chegará ao PS5 após o lançamento como parte de uma atualização de software do sistema. Compartilharemos mais detalhes no futuro, incluindo o tipo de unidade de armazenamento M.2 SSD que será compatível com o PS5.

No primeiro dia, você poderá conectar um drive USB compatível e usá-lo para armazenar e jogar seus jogos PS4. Você poderá jogar jogos PS4 enquanto eles permanecem armazenados no dispositivo externo. Os jogos do PS5 precisam residir no SSD interno do PS5 antes de jogar.

6 – O que é uma unidade SSD M.2?

M.2 unidades SSD são um meio SSD de alta velocidade que você pode usar para atualizar a capacidade de armazenamento em dispositivos suportados. Ambos os modelos PS5 suportarão a expansão de armazenamento M.2 SSD após uma atualização futura do software do sistema após o lançamento.

7 – Precisarei usar um tipo ou velocidade específica de unidade SSD M.2 com meu PS5?

Sim, um nível mínimo de desempenho para a unidade SSD M.2 será necessário e compartilharemos mais detalhes no futuro.

8 – Devo comprar uma unidade SSD M.2 para meu PS5 no lançamento?

Não. Por enquanto, recomendamos que você adie a compra de quaisquer unidades SSD M.2 destinadas ao uso com o PS5. Compartilharemos mais detalhes sobre as unidades recomendadas no futuro. A funcionalidade de armazenamento M.2 SSD chegará ao PS5 após o lançamento com uma próxima atualização do software do sistema.

Leia também: