Como o reboot de Silent Hill no PS5 pode superar o remake de Resident Evil 2

Publicado em 18/8/2020
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A franquia Silent Hill da Konami é aquela que passou por alguns altos atmosféricos e baixos para lá de subterrâneos. O título inaugural da série foi lançado em 1999 com um grande sucesso de crítica. Suas sequências, mais notavelmente Silent Hill 2, ajudaram a levar a franquia para o escalão superior do gênero de terror de sobrevivência.

Infelizmente, não demoraria muito para que a reputação de Silent Hill mergulhasse completamente. A série lutou para dar o salto para a próxima geração de consoles, já que títulos como Silent Hill: Homecoming e Silent Hill: Shattered Memories tentaram levar a saga em uma nova direção, mas faltou muitas das coisas que tornaram os jogos originais excelentes. Depois que Silent Hill: Downpour foi lançado em 2012 com críticas mistas, nada mais do título foi lançado.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Apesar do histórico ruim da série na última década, os fãs ainda estão esperando ansiosamente pelo próximo game. Houve tentativas de um novo jogo em 2014 com o aterrorizante P.T. que serviu como um trailer jogável para um próximo título de Silent Hill.

Mas devido a um desentendimento entre a Konami e o desenvolvedor chefe do jogo, Hideo Kojima, o game literalmente foi morto, para grande decepção dos fãs. Felizmente, ainda há esperança para a franquia. Foi divulgado recentemente que a Konami e a Sony estão atualmente trabalhando na reinicialização do Silent Hill original como um exclusivo para o PlayStation 5.

Embora não tenha havido nenhuma confirmação das duas empresas, acredita-se que o diretor do game original, Keiichiro Toyama, está voltando a trabalhar neste projeto, assim como o compositor original, Akira Yaomoka, e o ilustrador Masahiro Ito. O jogo é listado especificamente como um reboot e não um remake, mas se for verdade, é difícil não ver isso como uma tentativa da Konami de copiar o que a Capcom foi capaz de fazer com sucesso com a franquia Resident Evil.

A série Resident Evil também passou por algo semelhante a Silent Hill. Os primeiros jogos da série ajudaram a franquia a alcançar destaque no gênero de terror de sobrevivência, mas os games posteriores perderam a sensação de terror que tornavam suas aventuras originais.

Isto continuou até a Capcom começar a refazer os jogos mais antigos, trazendo RE de volta às suas raízes do terror. O remake de Resident Evil 2 é visto como um dos melhores jogos refeitos até hoje e mudou a maneira como as pessoas veem os remakes de jogos clássicos. A reinicialização de Silent Hill deve ser capaz de fazer algumas dessas proezas e até superiores.

Um Silent Hill mais assustador do que o original

Uma das coisas que separam Resident Evil de Silent Hill é que o último dá mais ênfase à história. Esta é uma área onde a reinicialização de Silent Hill pode superar o remake de Resident Evil 2. O PlayStation 5 parece dar mais ênfase na narrativa dos jogos, o que torna o reboot de Silent Hill perfeito para o novo console.

Uma atualização gráfica sozinha tornará a cidade de Silent Hill muito mais aterrorizante, mas também permite uma melhor narrativa e pode ajudar a fazer a cidade parecer realmente viva, assim como os remakes de Resident Evil fizeram com Raccoon City.

O fato de que esses supostos vazamentos listam o novo jogo Silent Hill como um reboot ao invés de um remake parece implicar que podem haver mudanças chegando à história original na esperança de reiniciar a franquia inteira. Isso pode parecer desagradável para alguns fãs, mas considerando que o núcleo da equipe de desenvolvimento original está trabalhando no projeto, o material primordial, ou seja, suas raízes, estão em boas mãos. Portanto, é improvável que eles mudem completamente a história que a fez ser o sucesso que é.

Leia também:

https://observatoriodegames.uol.com.br/noticias/insider-afirma-que-silent-hill-exclusivo-para-ps5-sera-revelado-este-ano
https://observatoriodegames.uol.com.br/destaque/resident-evil-7-se-torna-titulo-mais-vendido-de-toda-franquia
https://observatoriodegames.uol.com.br/destaque/19-anos-depois-cena-de-silent-hill-2-esta-intrigando-fas
https://observatoriodegames.uol.com.br/destaque/o-mod-family-guy-de-resident-evil-7-e-tao-amaldicoado-quanto-parece
https://observatoriodegames.uol.com.br/destaque/saiba-como-resident-evil-4-influenciou-os-zumbis-de-dead-rising
https://observatoriodegames.uol.com.br/destaque/batman-pode-morrer-em-novo-game-entenda
https://observatoriodegames.uol.com.br/noticias/pokemon-center-e-fechado-no-japao-devido-a-pandemia
https://observatoriodegames.uol.com.br/destaque/conheca-o-spin-off-de-sonic-the-hedgehog-cancelado-ha-25-anos
https://observatoriodegames.uol.com.br/noticias/procura-se-um-produtor-para-metroid-prime
https://observatoriodegames.uol.com.br/destaque/captain-tsubasa-rise-of-new-champions-conheca-a-selecao-juvenil-do-brasil
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio