Publicidade
Saiba mais

Novo PlayStation Portátil? O que sabemos sobre o projeto Q Lite

Após vários boatos, fizemos um apanhado a respeito do Q Lite e explicamos o que ele pode ser, tecnologia, data de lançamento e outras informações.
Gostou? Compartilhe!
PSP
(Reprodução)
Publicidade

O PlayStation nunca teve tantos rumores sequenciais sobre um novo hardware, como agora. Chega até a bater os boatos sobre o Nintendo Switch 2 ou Pro. E enquanto as notícias falavam sobre um possível PlayStation Pro ou PlayStation 5 Slim, o que acabou por se “concretizar” em meio a tantos falatórios, é o PlayStation Portátil com o codinome Q Lite. Confira o que já sabemos sobre ele.

Sony já confirmou o Q Lite?

Antes de começarmos, porém, vale destacar, que não houve até o momento da escrita desta matéria confirmação da Sony de que um dispositivo portátil esteja realmente sendo feito. Até lá, é melhor andar com cautela e levar esses rumores como sendo isso mesmo, boato. Mas certamente temos alguns rumores, então vamos continuar.

O que é o Q Lite?

O que temos até agora, é uma matéria exclusiva de Tom Henderson, do site Insider Gaming que trouxe estas novidades a respeito do novo hardware do PlaySation. Em 5 de abril, a publicação descobriu um suposto novo dispositivo portátil em desenvolvimento pela Sony, que nada mais é do que o projeto Q Lite.

Continua depois da Publicidade

Ao que parece que o Q Lite não será um console autônomo, mas uma adição ao PlayStation 5. O Insider Gaming sugeriu que o Q Lite exigirá um PS5 para funcionar. Em outras palavras, não parece ser um dispositivo portátil de streaming em nuvem. Em vez disso, poderia utilizar o Remote Play da Sony para sincronizar com o PlayStation 5.

O que é o Remote play e como ele trabalharia com o Q Lite?

O Remote Play é um recurso que permite aos jogadores aproveitar sua biblioteca de jogos do PlayStation 5 em outros dispositivos próximos. Está sendo relatado que o Q Lite exigirá uma conexão com a Internet para funcionar e sincronizar com o PS5 para suportar streaming de 1080p e 60 FPS. Ou seja, assim como o PS VR2, você também já precisará de um PS5 para usá-lo.

O que ele apresentará?

De acordo com rumores, o Q Lite virá com uma enorme tela sensível ao toque LCD de 8 polegadas. Isso certamente é uma melhoria na tela de 6,2 polegadas do Switch e até supera a tela de 7 polegadas do Steam Deck. Ele pode suportar streaming adaptável de até 1080p e 60FPS. E sim, este dispositivo exigiria conectividade constante com a internet.

Quanto à estética, supostamente se parecerá com um controle típico do PS5, mas com uma tela gigante no meio. Ele também apresentará o recurso de feedback tátil do PS5, que seria um grande ponto de venda para o Q Lite. Recursos simples, como botões de volume e alto-falantes, ainda se sabe pouco além disso.

Quando será lançado?

De acordo com o Insider Gaming, uma possível data de lançamento para o Q Lite deve vir antes do rumor do PlayStation Pro, que pode acontecer no final de 2024, mas depois da unidade de disco destacável PS5. Isso é esperado por volta de setembro de 2023. Pelas estimativas, isso coloca a data de lançamento do Q Lite em algum lugar no primeiro semestre de 2024.

Dito isto, nem o disco destacável PS5 nem o PlayStation Pro foram anunciados oficialmente. No entanto, após o cancelamento da E3, devemos esperar um grande evento da Sony. Se quisermos obter mais informações sobre o Q-Lite, ou mesmo qualquer outro projeto futuro do PlayStation, pode ser neste evento.

Quanto deve custar?

Por ainda ser um boato, não temos como dar uma certeza de valores, mas dá para seguir os preços dos últimos lançamentos da Sony, como o seu PS VR3 e o próprio PS5, portanto, espere por algo acima dos R$ 4.000,00 com certeza! Mas caso a Sony queira competir com o Nintendo Switch, deve trazer por um valor abaixo disso, em torno dos R$ 2.000,00 pelo menos.

Via: Insider Gaming/Sttuf/Hharlie Intel

CONTEÚDO RELACIONADO