Publicidade
Perigo?

PlayStation 6: Novos jogos podem ter como alvo novo console da Sony

Um insider respeitável especula que novos projetos de estúdios de grande orçamento provavelmente terão como alvo a próxima geração de consoles.
Gostou? Compartilhe!
PS5
(Imagem: Sony)
Publicidade

Um insider afirmou que os principais lançamentos de jogos que começam seus projetos atualmente provavelmente terão como alvo o PlayStation 6 devido à duração dos ciclos de desenvolvimento. Não é segredo que o inferno do desenvolvimento é algo que atormenta os desenvolvedores, com o tempo entre o anúncio e o lançamento durando anos mais do que o esperado, mas se essa afirmação for verdadeira, o ciclo de desenvolvimento padrão para lançamentos de grande orçamento pode durar tanto quanto os conhecidos.

Com a última geração liderada pelos sistemas PlayStation 5 e Xbox Series com menos de três anos, pode ser uma surpresa que os projetos de jogos que começam hoje já possam estar direcionados para a próxima geração, mas os ciclos para lançamentos de grande orçamento foram expandindo significativamente.

A Rockstar Games é um exemplo perfeito disso, já que o tempo entre agora e seu último jogo, Red Dead Redemption 2, marca mais de 4 anos e ainda sem nenhum anúncio oficial para Grand Theft Auto 6, apesar do vazamento de imagens pré-alfa desse jogo. Esta notícia veio por meio de um tweet do insider Jason Schreier, comentando que novos projetos de estúdios de grande orçamento provavelmente visariam a próxima geração do PlayStation.

Continua depois da Publicidade

E isso faz mais sentido com esse contexto em mente. Os ciclos de vida do console geralmente variam de 5 a 7 anos, portanto, mantendo a Rockstar como exemplo, se lançar Grand Theft Auto 6 nos próximos anos, isso estaria no meio do ciclo de vida atual do console e com base na trilha da empresa durante a última década, o próximo jogo planejado sairia durante a próxima geração de consoles.

Uma coisa a observar sobre a especulação de Schreier é a capacidade de acessar os sistemas atuais, particularmente o PlayStation 5. Mesmo agora, a dificuldade de obter um PlayStation 5 está apenas começando a diminuir, com grandes lançamentos como o remake de Resident Evil 4 e Street Fighter 6 sendo jogos de geração cruzada para alcançar o máximo possível de uma base de jogadores.

Se os desenvolvedores começarem a mirar na próxima geração agora, isso pode significar que esta geração terá apenas alguns anos para ser o alvo principal ou que o tempo de desenvolvimento aumentou em um grau sem precedentes, enquanto a geração atual recebe um ciclo mais longo para ser mais amplamente adotada.

O progresso para esta geração atual tem sido lento, pois a maioria dos novos lançamentos pode ser reproduzida em sistemas com quase uma década de idade, e os fabricantes precisam decidir se precisam estender a vida útil desta geração, o que corre o risco de atrasar o desenvolvimento e as inovações do jogo, mas deixando espaço para os consumidores pegarem e jogarem seus sistemas.

Especula-se que o PlayStation 6 seja lançado em 2028, o que potencialmente deixa menos de 6 anos para os consoles atuais se tornarem os mais amplamente adotados, mas se as equipes já estão considerando isso, muitos estúdios podem estar se preparando para lançar um ou dois jogos a cada década.

Via: Game Rant/Twitter

CONTEÚDO RELACIONADO