O PS5 fechou com 100 mil unidades vendidas na semana que terminou em 5 de fevereiro no Japão. O formato de nova geração da Sony – que vinha se debatendo em sua região doméstica devido a problemas de fornecimento – conseguiu movimentar 93.026 unidades no total durante a semana de sete dias, encerrando um aumento meteórico para o console.
Veja também:
A empresa havia prometido que o estoque melhoraria em 2023 e, até agora, está bom. A preocupação para os superiores do PlayStation será que o software ainda não está mudando – pelo menos não fisicamente, de qualquer maneira. Mais uma vez, os dez primeiros gráficos de software em caixa são compostos por lançamentos do Nintendo Switch, sem nenhum título de PS5 ou PS4 na lista.
As vendas digitais cresceram tremendamente nas plataformas PlayStation na última década, mas isso ainda será motivo de preocupação. Outro detalhe interessante é que as vendas do console da Sony durante as últimas cinco semanas rastreadas foram maiores do que as vendas durante os primeiros quatro meses de 2022.
Gráficos de software: semana que termina em 5 de fevereiro de 2023
O salto nas vendas reflete a maior disponibilidade de estoque. No mês passado, a Sony sinalizou que a longa batalha do PS5 com problemas de abastecimento finalmente acabou, e a empresa disse que espera que o console quebre o recorde de vendas do PS4 nos primeiros três meses de um ano normal. O forte desempenho do PS5 da semana passada não se reflete na tabela de software (acima), onde as 10 primeiras posições são todas ocupadas por jogos do Nintendo Switch.
As vendas do Xbox Series S aumentaram acentuadamente em comparação com a semana anterior, antes da introdução de um aumento de preço no Japão em 17 de fevereiro. As vendas do console de nova geração da Microsoft saltaram de 830 na semana anterior para mais de 14.000.