É inegável a batalha que entre a Microsoft e a Sony durante todos estes anos pelo domínio global da indústria de videosgames. Só que quem está em vantagem, querendo ou não, é a dona do PlayStation. Tanto que a própria Microsoft confirmou isso em números recentes, onde coloca o PlayStation na liderança e o Xbox na segunda metade do bolo.
Veja também:
E os analistas também estão seguros em afirmar que o PlayStation 5 irá aumentar a sua liderança em cima do Xbox Series X|S em 2023. De acordo com o grupo de análise de dados Ampere, a Sony comandava cerca de 45% do mercado de consoles. no ano passado, mas a escassez de seu console de nova geração fez com que cedesse algum terreno para os rivais. Ele espera que essas perdas marginais sejam revertidas nos próximos meses.
A empresa calcula a base instalada do PS5 em 30 milhões, o que assumi-se ser preciso, já que a gigante japonesa anunciou que havia enviado 32,1 milhões de unidades no início deste mês. A Microsoft não revela números de vendas, mas a empresa de pesquisa calcula que o Xbox Series X|S vendeu cerca de 18,5 milhões de unidades. Ambos os dispositivos têm oferta limitada desde o lançamento, embora o console da Sony tenha se tornado mais disponível desde o início do ano.
A Ampere acrescentou que a receita global no setor de console caiu 7,8% em relação ao ano anterior em 2022. Isso, acredita, se deve ao atraso de alguns softwares importantes e a uma “mudança pós-pandemia na atenção do consumidor”. Ele também cita a crise do custo de vida como uma razão pela qual os consumidores podem optar por gastar menos em luxos caros, como jogos.
Será interessante ver se a indústria se recupera este ano ou se permanece um pouco em queda. E principalmente se o PS5 irá realmente aumentar sua liderença, manter ou perder terreno para o Xbox e Nintendo.