Publicidade
Rumor

PS5 Pro: Nova patente da Sony parece apoiar chegada de novo console

Uma nova patente registrada pela Sony parece apoiar os recentes vazamentos sobre o PlayStation 5 Pro e um de seus maiores rumores de recursos.
Gostou? Compartilhe!
DualSense PS5
(Imagem: Sony)
Publicidade

O suposto PlayStation 5 Pro tem sido objeto de muito debate nas últimas semanas, e uma nova patente registrada pela Sony se enquadra nos recentes vazamentos de hardware. As patentes da Sony são regularmente examinadas em busca de pistas sobre o próximo hardware, mas muitas delas estão relacionadas a software.

Por exemplo, uma patente recente da Sony que descreve uma tecnologia que pode adaptar dinamicamente a dificuldade do jogo para atender jogadores individuais. A dificuldade dinâmica já existe em muitos jogos, mas a patente da Sony procura ajustar vários parâmetros e garantir uma experiência desafiadora, mas agradável, baseada no desempenho individual.

Os rumores do PlayStation 5 Pro atingiram um nível febril. Os supostos vazamentos são mais verossímeis do que nunca, mas os fãs são encorajados a aceitá-los com cautela até que a dona do PlayStation confirme ou negue a existência da suposta atualização do PlayStation 5 de geração intermediária.

Continua depois da Publicidade

Nova patente da Sony apoia detalhes do novo PS5 Pro

Uma nova patente registrada pela Sony parece apoiar os detalhes de hardware do PlayStation 5 Pro recentemente vazados. Um dos principais recursos descritos para o suposto console é uma tecnologia proprietária de upscaling baseada em hardware, semelhante ao DLSS da Nvidia, que usa aprendizado de máquina para melhorar drasticamente o visual e o desempenho em comparação com o PS5 original.

A nova patente da Sony descreve um método de execução de um jogo gravando Asset Aware Data (AAD) em um buffer de comando e dados de nível de detalhe (LOD) na memória do sistema, que são então usados pela GPU para desenhar quadros de vídeo conforme solicitado pela CPU.

De acordo com a patente, a GPU usará “pelo menos um mínimo de dados LOD baseados no AAD”. É difícil dizer com certeza, mas esta patente parece ser alguma forma de tecnologia de upscaling. Além disso, ela é creditada ao arquiteto-chefe do sistema PS4 e PS5, Mark Cerny.

Os rumores do PS5 Pro mencionam especificamente uma arquitetura AMD atualizada focada em IA. Esses dados de reconhecimento de ativos mencionados na nova patente da Sony parecem muito com um programa de aprendizado de máquina.

Os rumores históricos do PS5 Pro estão se alinhando quase perfeitamente com os novos vazamentos e patentes, mas não devem ser considerados uma confirmação. Se os vazamentos forem precisos, os fãs do PlayStation não terão que esperar muito até que a Sony anuncie o PS5 Pro para lançamento no final de 2024, mas deve-se reiterar que os vazamentos não devem ser considerados factuais, por mais convincentes que sejam.

Via: Game Rant/Marc Keever

CONTEÚDO RELACIONADO