Publicidade
Saiba como funciona

Sentir a temperatura mudar nas mãos ao jogar videogame pode ser a próxima tecnologia da Sony

Patente da Sony sugere que o DualSense pode ficar quente e frio para refletir a jogabilidade
Gostou? Compartilhe!
Controle PlayStation
(Imagem: Divulgação)
Publicidade

A Sony vem evoluindo seus designs de controle desde o PlayStation original. Embora não tenha inventado a ideia do rumble, o DualShock de 1999 ajudou a popularizá-lo e a empresa japonesa, que tem reputação de hardware inovador, nunca parou de ajustar e iterar. Para o PS3, adicionou o Sixaxis, enquanto o DualShock 4 do PS4 apresentava um touch pad e barras de luz.

O DualSense do PlayStation 5 pode ser o melhor design da Sony até agora, com feedback tátil e gatilhos adaptativos ajudando na imersão dos jogadores em jogos como Returnal, Horizon Forbidden West e Gran Turismo 7, para citar apenas alguns. E pela aparência de uma nova patente, a Sony não vai parar tão cedo.

A patente (via exputer) descreve um material semelhante a gel que possui propriedades elásticas, permitindo que um controlador se deforme de alguma forma se for implementado. “A forma ou dureza das porções dos membros elásticos 11 (apertos) muda em resposta a um processo realizado por [um jogo]”, diz a patente.

Continua depois da Publicidade

Como isso seria útil? Bem, a patente detalha um caso de uso. “Por exemplo, apresentar o material de um objeto virtual em um espaço de jogo ao usuário como uma sensação tátil”. Além disso, a patente revela como um controle pode mudar de temperatura durante a partida para refletir algo no jogo, como uma espada de fogo, digamos, tornando o controle quente ao toque ou, inversamente.

O pano de fundo da patente fala sobre como os controles de jogos normalmente usam materiais que são “relativamente difíceis de deformar”, como plásticos, enquanto esta nova invenção deve fornecer um controle “capaz de enriquecer as experiências táteis”.

Como isso acontecerá tem a ver com o elástico deformável, bem como com os sensores, os quais devem contribuir para um feedback háptico aprimorado com vibrações mais capazes de viajar pelo controle por meio do material elástico.

É assim que é descrito, de qualquer maneira. Os jogadores gostariam de sentir por si mesmos na prática, é claro, mas como o DualSense foi amplamente elogiado por sua capacidade de emular efeitos do jogo, como efeitos climáticos como chuva e superfícies diferentes, não seria muito inimaginável que a Sony pudesse implementar a patente de forma prática.

Via: Eurogamer/The Gamer/Exputer

CONTEÚDO RELACIONADO