Um remake oficial de Silent Hill 2 está atualmente em desenvolvimento pela Bloober Team, que está trabalhando duro para atualizar com segurança uma experiência clássica. Trazer de volta a atmosfera ameaçadora pela qual os jogos Silent Hill são apreciados pode ser um desafio, seus desenvolvedores percebem, mas eles ganharam o direito de tentar.
Veja também:
O Silent Hill original foi lançado exclusivamente no PlayStation em 1999. Silent Hill 2 veio em 2001 e chegou primeiro ao PlayStation 2, e o remake de Silent Hill 2 foi anunciado como exclusivo do PS5. Silent Hill 2 é frequentemente lembrado por uma cena crucial em que o protagonista James Sunderland se depara com um monstro conhecido como Pyramid Head que ataca manequins vivos angustiados enquanto James se esconde em um armário e dispara sua pistola.
Alguns jogadores acreditam que a cena indica estupro. Masahiro Ito, o diretor de arte do jogo, foi ao Twitter há alguns anos para contestar essa caracterização. Ele explicou que a cena tinha a intenção de mostrar o conflito interno que James tinha medo de enfrentar naquele momento, embora admita entender que a cena parece “sexual” e confirma que construiu os movimentos das criaturas para parecerem assim.
Em entrevista ao Dread XP sobre o remake de Silent Hill 2, a diretora de marketing da Bloober Team, Anna Jasińska, prometeu que o estúdio está focado em trazer de volta a “atmosfera distinta e visceral” que muitos fãs acreditam que faz de Silent Hill 2 um dos melhores jogos de terror de todos os tempos para o PlayStation 2.
Ela enfatiza a intenção da equipe de “manter-se fielmente ao cânone da história tradicional”, que pode teorizar incluir elementos mais sombrios do momento memorável com Pyramid Head. Quando questionada sobre essa sequência específica, no entanto, ela observa que: “Veja, agora estamos entrando nos detalhes, então guardaremos nossa resposta para o futuro”.
A intenção artística e a resposta do jogador nem sempre estarão alinhadas. Masahiro Ito desmascarou uma teoria popular dos fãs sugerindo que o protagonista de Silent Hill 2 olha diretamente para o jogador durante a famosa cena com o espelho, por exemplo. No entanto, seu esclarecimento não significa necessariamente que os jogadores concordarão, nesse caso ou em relação à cena com Pyramid Head.
O remake de Silent Hill 2 está em desenvolvimento desde 2019, quando a Bloober Team apresentou seu conceito para o remake no Tokyo Game Show. Vários desenvolvedores competiram por uma chance de dar vida ao jogo como um produto final, mas a Konami escolheu o design do Bloober Team.
Jasińska admite que “a pressão é alta”, mas parece que os membros da equipe de desenvolvimento estão determinados a fazer o certo pelo jogo original. Somente o produto final determinará se sua abordagem “segura” permitiu que eles atualizassem com sucesso o amado jogo, mas até agora, o potencial está lá.
Silent Hill 2 está em desenvolvimento para PC e PS5.