Publicidade
Entenda os motivos

Silent Hill: The Short Message não se parece com um jogo da franquia

A curta experiência de terror de Silent Hill: The Short Message está muito mais alinhada com a série Layers of Fear do que com sua propriedade original.
Gostou? Compartilhe!
Silent Hill The Short Message
(Imagem: Divulgação)
Publicidade

Silent Hill: The Short Message foi apenas uma sombra durante o showcase State of Play do PlayStation em 31 de janeiro. O produtor da Konami, Motoi Okamoto, apareceu durante o evento para apresentar e anunciar seu lançamento imediato e totalmente gratuito para jogadores de PlayStation 5.

The Short Message é descrito no blog oficial do PlayStation como, apropriadamente, uma experiência spin-off “curta e experimental” de Silent Hill no estilo da série titular de terror psicológico/de sobrevivência. Também foi, pelo menos em parte, vazado anteriormente, à medida que vislumbres da existência de The Short Message e algum material relacionado surgiram no decorrer de 2022, mas nada havia sido oficialmente confirmado até agora.

Enquanto os fãs aguardam mais informações sobre o tão aguardado remake completo de Silent Hill 2, Silent Hill: The Short Message pretende servir como uma espécie de aperitivo inicial. E embora tenha o selo oficial de Silent Hill e pareça à primeira vista de muitas maneiras realmente prometer isso, na prática, The Short Message funciona e parece muito mais uma entrada da franquia Layers of Fear do que qualquer outra da série.

Continua depois da Publicidade

Camadas de medo e estilo de terror psicológico de Silent Hill

Layers of Fear consiste em dois títulos de 2016 e 2019 respectivamente, e recebeu uma coleção atualizada que incluiu todo o conteúdo de ambos em 2023. O primeiro focou na história de um pintor, enquanto o segundo não foi uma sequência direta, mas girou em torno de um ator cujo poder de estrela estava diminuindo.

Caindo no gênero de simulador de caminhada, Layers of Fear concentra-se na exploração e resolução de quebra-cabeças em combate em primeira pessoa sem combate. As narrativas envolvem a angústia mental e a tortura dos personagens por causa de suas culpas e ações passadas, fazendo com que Layers of Fear não seja diferente de Silent Hill nesse aspecto.

No entanto, é aí que a maioria das semelhanças neste caso termina, já que uma vez que os jogadores que estão familiarizados com Layers of Fear experimentam Silent Hill: The Short Message, muitos podem concordar que, para melhor ou para pior, pode muito bem ser outro título Layers of Fear.

Silent Hill: The Short Message as semelhanças com Layers of Fear e sobre o próprio Silent Hill

Silent Hill: The Short Message diz respeito a Anita, uma adolescente prestes a se tornar adulta, que recebe uma mensagem de texto estranha e alarmante de sua amiga Maya. Anita está lutando contra a depressão e cometendo atos de automutilação devido a uma série de pressões, principalmente em relação ao clima das mídias sociais modernas para pessoas de sua idade.

Depois de acordar em um complexo de apartamentos abandonado e decadente, desorientada e confusa sobre como chegou lá, Anita começa a procurar por Maya em seus corredores sinistros e cheios de ecos. Os jogadores podem notar imediatamente que a estética ambiental, a jogabilidade e outras opções de design se assemelham fortemente às vistas em Layers of Fear.

Alguém poderia facilmente ser perdoado por confundir The Short Message como tal se não soubesse de seu status como lançamento oficial de Silent Hill. A situação também é um pouco indireta, já que o desenvolvedor de Layers of Fear, Bloober Team, foi escolhido para produzir o remake de Silent Hill 2, mas não estava envolvido com Silent Hill: The Short Message.

The Short Message aborda algum material de terror psicológico bastante sério, intimamente adjacente ao que foi incorporado em Layers of Fear anteriormente. Visualmente, o jogo frequentemente apresenta aos jogadores distorções/alucinações e mudanças nas configurações das salas. É certo que Silent Hill também conhece truques e componentes semelhantes, mas pode-se dizer que a apresentação geral em The Short Message tem uma melhor semelhança com Layers of Fear após uma inspeção mais detalhada.

Nada disso é de forma alguma uma marca contra The Short Message, pois fornece uma experiência muito sólida em termos de atmosfera, jogabilidade e estrutura narrativa. No entanto, os fãs que esperam um jogo Silent Hill mais “tradicional” podem querer estar cientes da diferença, e que The Short Message tem muito mais em comum com Layers of Fear em geral.

Via: PlayStation/Konami/PlayStation State of Play/Game Rant/Reddit

CONTEÚDO RELACIONADO