Sony está criando ‘Agentes de Inteligência Artificial; entenda

Sony liberou mais informações de sua tecnologia de Inteligência Artificial.

Publicado em 26/5/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Uma novidade interessante para o mundo da tecnologia. A Sony revelou que seu recém-criado departamento de IA está colaborando com o PlayStation para desenvolver “Agentes de IA para jogos”. Os agentes de IA do jogo alavancarão o aprendizado por reforço, uma forma de aprendizado de máquina em que os agentes aprendem a atingir objetivos, para que possam ser usados em jogos de PlayStation como oponentes virtuais ou como parceiros colaborativos.

Falando durante a reunião de estratégia corporativa da Sony na terça-feira, o CEO Kenichiro Yoshida não forneceu mais detalhes sobre o recurso, mas afirmou que a colaboração geral de IA tornaria as experiências de jogo “ainda mais ricas e agradáveis”. Os comentários podem estar relacionados a uma patente recente da Sony, que descreveu uma IA usada para estudar o estilo de jogo de um usuário de PlayStation e, potencialmente, assumir o controle do jogo por eles.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

De acordo com a patente, o método envolve atribuir um perfil de IA padrão ao jogador, que começa com um conjunto genérico de comportamentos. Conforme o usuário joga um game várias vezes, a IA estuda seu comportamento e o aplica ao perfil de IA, o que significa que, com o tempo, ele começará a tomar decisões semelhantes ao jogador. A ideia é acabar com um perfil de IA que joga de forma semelhante a você, que terá a opção de deixar a IA assumir o controle e jogar o título em seu nome.

Um exemplo dado são os jogadores que pedem ao perfil de IA para “prosseguir no modo automático para completar tarefas específicas do jogo que são difíceis para o usuário”. Outro exemplo dado são os jogos cooperativos multijogador online, em que um jogador pode precisar sair da aventura para comer ou trabalhar. Nesta situação, em vez de o jogo ter que terminar, o usuário pode ligar o ‘modo automático’ e fazer com que a IA jogue com seus amigos na ausência dele até que possa voltar para assumir novamente.

Existe uma série de críticas por parte de vários jogadores a respeito disso, que dizem que é melhor colocar no modo Easy ou simplesmente ter um maior controle de sua vida e só jogar online quando tiver tempo, mas como a tecnologia ainda é nova e confusa, é melhor aguardar por mais informações.

Via: Sony/VGC

Siga o Observatório de Games nas redes sociais

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio