Não é segredo que, mesmo quase dois anos após o lançamento, a demanda do PS5 supera em muito a oferta. Parte disso se deve à falta de semicondutores, dificultando a obtenção das peças necessárias para fabricar o novo console da Sony. Muitos analistas acreditam que a escassez de semicondutores vai durar mais um ano, se não mais, além disso.
Veja também:
Essa escassez de semicondutores desempenhou um papel na Sony elevando os preços japoneses em uma variedade de produtos, incluindo algumas câmeras, players de Blu-ray, fones de ouvido e muito mais. Juntamente com a escassez de semicondutores, havia outros fatores, como o custo das matérias-primas, fabricação e aumento dos custos de distribuição.
É difícil não ouvir isso e se perguntar se o console PS5 da Sony foi o próximo a obter um aumento de preço e, durante sua chamada de ganhos do primeiro trimestre, a Sony foi questionada sobre isso especificamente. O PS5 enfrenta pressões econômicas semelhantes em comparação com os produtos mencionados acima e, portanto, o vice-presidente executivo e diretor financeiro da Sony, Hiroki Totoki, foi questionado se o preço do PS5 poderia ser aumentado devido a problemas semelhantes.
Conforme transcrito pelo VGC, Totoki afirmou “sobre um potencial aumento de preço para o PS5, neste momento não há nada específico que eu possa compartilhar com você sobre preços”. Embora isso represente um “sem comentários”, isso não significa que não haja motivos para se preocupar. Quando se trata de lucros na indústria de jogos, o hardware detém as margens mais estreitas.
Os consoles geralmente são vendidos a preço de custo, se não com prejuízo, com empresas como a Sony ganhando dinheiro com a venda de jogos e conteúdo relacionado. As vendas do PS5 são importantes porque levam ao lucro, não porque a venda do mesmo é lucrativa.
E além das limitações da escassez de semicondutores, analistas como Glenn O’Donnell da Forrester acreditam que fatores como a guerra na Ucrânia, alta demanda, preços de energia e assim por diante podem levar a um aumento no custo dos chips em cerca de 10 -15% no próximo ano, impactando PCs, veículos, brinquedos e outros eletrônicos. Em outras palavras, o PS5 pode ser impactado diretamente por isso, o que pode resultar em um aumento de preço.
Novamente, deve-se notar que a Sony não diz que os aumentos de preços do PS5 estão chegando, nem nega a possibilidade. Por enquanto, a melhor coisa que os fãs podem fazer é esperar e ver se algo acontece.
É sempre difícil dizer para que lado a indústria irá, mas dada a reação à Meta aumentar o preço de seus fones de ouvido Quest 2, parece seguro dizer que elevar o preço de um produto difícil de obter não seria uma jogada popular, por mais compreensível que seja.