Publicidade
Comparativo

Qual a diferença entre o PS Plus de 2021 para o atual

Embora a Sony tenha reformulado seu serviço de assinatura PlayStation Plus, algumas pessoas podem achar que as ofertas mensais caíram em qualidade em comparação com o ano passado.
Gostou? Compartilhe!
PS Plus Essential
(Imagem: PlayStation)
Publicidade

Em 2022, a Sony renovou suas assinaturas, combinando o PlayStation Plus e o PlayStation Now juntos em um único serviço e dividindo-o em três níveis, permitindo que os jogadores escolham qual plano atende às suas necessidades. O PlayStation Plus Essential funciona como o antigo PlayStation Plus costumava, dando aos jogadores acesso à funcionalidade multiplayer online, além de alguns jogos gratuitos mensais.

O PS Plus Extra apresenta, entre outras vantagens, acesso a uma ampla biblioteca de jogos PS4 e PS5, enquanto o PS Plus Deluxe e Premium oferecem jogos clássicos de PS3, PS1 e PSP. Os valores dos três também variam, sendo que o mais caro, o Deluxe é o que inclui uma maior biblioteca de jogos, principalmente retrô. Abaixo os valores:

Embora a Sony tenha feito muito para tornar os níveis mais altos atraentes, vale a pena investigar se isso custou o nível Essential. Ao comparar o preço dos jogos PS Plus deste ano e do ano passado, fica evidente que não há muita diferença em dólares e reais. Portanto, os jogadores não devem se preocupar com a queda da qualidade do PS Plus Essential com a introdução dos níveis mais altos.

Continua depois da Publicidade

PlayStation Plus em 2021

O ano passado foi um ano relativamente bom quando se trata de jogos PS Plus. A Sony ofereceu uma grande variedade de jogos em vários gêneros, e havia uma boa porção de títulos AAA e indie que mereciam atenção. O ano começou com um estrondo e, em janeiro de 2021, os assinantes receberam GreedFall, Maneater e Shadow of the Tomb Raider.

Fevereiro foi ainda mais impressionante, pois os jogos oferecidos foram Concrete Genie, Destruction AllStars e Control: Ultimate Edition. Foi um mês digno de nota, já que Destruction AllStars e Control: Ultimate Edition foram títulos lançados recentemente. Março foi outro bom mês, pois a Sony distribuiu Farpoint, Final Fantasy 7 Remake, Maquette e Remnant: From the Ashes.

Abril foi um mês interessante. Os jogos sorteados foram Oddworld: SoulStorm, Days Gone e Zombie Army 4: Dead War. Oddworld estreou no PS Plus, o que foi uma boa surpresa para os assinantes. No entanto, Days Gone já estava na coleção PS Plus, disponível para todos os proprietários de PS5 inscritos no PS Plus.

Em maio, a Sony ofereceu Battlefield 5, Stranded Deep e Wreckfest, que é um jogo divertido onde os jogadores podem correr e destruir carros de derby e até cortadores de grama. Junho trouxe Operation: Tango, Star Wars: Squadrons e Virtua Fighter 5: Ultimate Showdown. Finalmente, com julho, veio Call of Duty: Black Ops 4, WWE 2K: Battlegrounds e A Plague Tale: Innocence, que recebeu uma atualização do PS5.

PlayStation Plus em 2022

Embora os níveis mais altos do PS Plus tenham sido disponibilizados em 2022, muitos jogadores seguirão o PS Plus Essential se tudo o que precisam é acesso à funcionalidade multiplayer online. Os jogos mensais gratuitos são uma boa vantagem e, em 2022, a Sony continuou a atender jogadores de PS4 e PS5.

Em janeiro, os assinantes receberam Dirt 5, Deep Rock Galactic e Persona 5 Strikers, enquanto em fevereiro, eles receberam Planet Coaster, UFC 4 e Tiny Tina’s Assault on Dragon Keep: A Wonderlands One-Shot Adventure. Março foi um mês muito impressionante, pois trouxe Team Sonic Racing, Ark: Survival Evolved, Ghost of Tsushima Legends e, como bônus, Ghostrunner e GTA: Online.

Em abril, os assinantes receberam Slay the Spire, Hood: Outlaws & Legends e, como uma boa surpresa, SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom Rehydrated. Maio trouxe consigo FIFA 22, Tribes of Midgard e Curse of the Dead Gods, enquanto junho apresentou Nickelodeon All-Star Brawl, Naruto to Boruto: Shinobi Striker e God of War (2018), que provavelmente foi incluído para animar a emoção para o lançamento iminente de God of War Ragnarok.

Por fim, em julho, a Sony ofereceu Arcadegeddon, The Dark Pictures Anthology: Man of Medan e Crash Bandicoot 4: It’s About Time.

Como 2021 se compara a 2022?

Para um início, vale sempre destacar para a qualidade dos jogos e preferência pessoal, que nenhuma escala externa pode medir. O velho ditado “gosto é gosto”, é mais do que válido nesse sentido, já que o PS Plus sempre teve críticas e tapinhas nas costas.

Durante os dois anos, a Sony apoiou jogadores de PS4 e PS5, e houve surpresas ocasionais por meio de jogos extras e novos jogos lançados no serviço de assinatura. O que pode ser aprendido é que, embora a Sony tenha passado muito tempo construindo seus níveis mais altos, os assinantes do PS Plus Essential não estão recebendo jogos mais baratos este ano em comparação com o ano passado, já que o próprio mercado elevou seus valores de assinatura, como visto com a própria Netflix.

A reformulação dos serviços de assinatura da Sony é muito bem-vinda, pois oferece aos jogadores mais opções e abre vastas bibliotecas de jogos novos e antigos. Ele também fornece uma solução para o problema de preservar o arquivo de jogos da Sony, que às vezes pode ser difícil de acessar.

No entanto, para os jogadores que não desejam atualizar sua assinatura PS Plus, a qualidade dos jogos oferecidos no nível Essential não mudou. Portanto, em comparação, 2022 é praticamente idêntico a 2021.

Via: Game Rant/PlayStation/Blog PlayStation

CONTEÚDO RELACIONADO