Os speedruns de Resident Evil 2 são incrivelmente otimizados. Desde os segundos iniciais do jogo de terror da Capcom até o clímax e selvagem dash até o final, uma única linha mal julgada ou projétil de espingarda errante pode arruinar sua tentativa de recorde mundial. Mas com rumores de um remake de RE Code Veronica, e o RE2 original com quase 25 anos agora, parece que descobrimos o oposto magnético e espiritual do speedrunning, já que um jogador e streamer de Resident Evil 2 conseguiu terminar o jogo inteiro sem fazer Leon Kennedy dar um único passo real – ao contrário do speedrunning, um hipotético “andar lento” (slow walking), por assim dizer.
Veja também:
- Japoneses terão item invejável da série Resident Evil
- Resident Evil HD REMASTER recebe uma atualização com um pacote de texturas em alta definição aprimoradas por inteligência artificial, que reformula todos os 2500 cenários do jogo
- Resident Evil e Red Dead Redemption estão com rumores animadores para fãs
Existem algumas façanhas úteis no Resident Evil 2 original. Se você tocar no botão de mira enquanto mantém pressionado “atirar”, por exemplo, você pode aumentar consideravelmente a velocidade de disparo da pistola. Da mesma forma, tocar e soltar os botões de atirar e mirar quando você estiver usando a submetralhadora permite que você dispare e inflija dano, mas sem usar nenhuma munição.
Também é possível se mover sem realmente se mover! Quando você pressiona o botão para fazer – neste exemplo – Leon preparar sua arma, isso o move a uma distância imperceptível, mas tangível, na direção para onde você está mirando. Prepare a arma, abaixe a arma. Prepare a arma, abaixe a arma. Repita isso o suficiente vezes, e você pode navegar pelos corredores do edifício RPD e além sem nunca usar a tecla ‘run’.
E foi exatamente isso que ‘Punchy‘, um devoto jogador de Resident Evil e speedrunner, conseguiu alcançar. Sem dar um único passo real, Punchy completou a totalidade do cenário Leon A de Resident Evil 2. Hora final? 13 horas, 34 minutos e 14 segundos. Você pode ver o detalhamento da corrida (ou melhor, não correr) de Punchy abaixo.
É claro que, além do movimento agonizantemente lento, não ser permitido usar o botão de caminhada ou corrida apresenta alguns outros desafios mais imediatos. Veja um dos chefes, por exemplo. Em um jogo típico, você apenas girava, corria para liberar o botijão de gás e explodia com uma bala. Não é possível aqui – Punchy tem que se manter firme e usar o truque de submetralhadora acima mencionado para tentar matar o crocodilo antes que ele atire nele.
Da mesma forma, o final, depois que você derrotou o chefe Birkin e precisa escapar do laboratório da Umbrella antes que ele exploda. Normalmente, uma formalidade – você tem cerca de três minutos para ir do elevador ao trem, a apenas um corredor de distância – torna-se um movimento excruciante, contra o relógio, em câmera lenta. Usando o recuo da espingarda aprimorada e o magnum aprimorado, Punchy é capaz de se lançar progressivamente para trás, mas não é suficiente.
Prestes a desistir, o intrépido streamer descobre um truque final que o ajuda a completar este desafio de jogo de Sísifo – se você mirar o magnum para baixo em vez de atravessar, você terá um pouco de propulsão extra, permitindo que Punchy empurre Leon sobre a linha e para a cutscene final antes que o cronômetro expire.
É um feito incrível de engenhosidade e paciência, e talvez a melhor caminhada lenta de Resident Evil 2 já vista!