Publicidade
Saiba mais

Retrocompatibilidade do PS Plus pode dar vida a franquias esquecidas

A compatibilidade com versões anteriores é uma das principais mudanças que chegarão ao PS Plus em junho.
Gostou? Compartilhe!
PlayStation todos
(Imagem: PlayStation)
Publicidade

No final do mês passado, a Sony revelou grandes mudanças em seu serviço de assinatura PlayStation Plus. O PS Plus agora é uma forma de uma assinatura de três níveis, com cada uma oferecendo mais itens do PlayStation. O primeiro nível Essential do PlayStation Plus funciona da mesma forma que agora, e o segundo, Extra, permite que os assinantes baixem mais de 400 jogos do PS4. No entanto, o nível Premium final é mais emocionante para os fãs de longa data da PlayStation.

O PlayStation Plus Premium oferece aos compradores os benefícios dos dois níveis abaixo, além de conceder acesso a uma biblioteca de mais de 350 jogos para streaming ou download do PS1, PS2 e PSP, além de oferecer uma biblioteca de jogos PS3 apenas para streaming. Isso é algo empolgante para os fãs que querem jogar antigos com um novo console ou para aqueles que experimentam os clássicos pela primeira vez. Mais importante ainda, o PlayStation Plus Premium pode trazer franquias de jogos aparentemente esquecidos aos holofotes, incentivando os desenvolvedores a criar novas entradas ou sequências.

A posição da Sony sobre a retrocompatibilidade do PlayStation

Xbox Playstation controles
(Imagem: Divulgação)

A compatibilidade com versões anteriores nos consoles PlayStation é um saco misto. O PS2 é totalmente capaz de jogar jogos de PS1 e o PS5 joga jogos de PS4 muito bem, mas é só isso. O primeiro PS3 era compatível com versões anteriores, mas essa versão do console estava propensa a mau funcionamento e o recurso foi descartado completamente em futuras revisões de hardware.

Continua depois da Publicidade

Embora não seja compatível com versões anteriores no sentido de inserir um disco antigo em um novo console, o PS3 e o Vita também tinham grandes seleções de jogos mais antigos para (re)comprar e baixar. Isso significa que seria necessário pelo menos um PS3 de primeira geração e um PS5 para acessar totalmente a biblioteca de console do PlayStation.

É por isso que o PlayStation Plus Premium é tão importante: ele finalmente reúne uma grande biblioteca de jogos do PlayStation em um console doméstico. Dito isto, o PlayStation Plus pode aprender um pouco com seu concorrente, o Xbox Game Pass, a esse respeito.

Em termos de compatibilidade com versões anteriores, o Xbox Game Pass apresenta uma lista cada vez maior de jogos disponíveis. Isso pode muito bem ser o caso do PlayStation Plus Premium, mas o número declarado de 350 títulos não parece tão extenso, especialmente quando se considera que eles vêm do PS1, PS2, PS3 e PSP.

Todos os clássicos devem estar lá, mas não seria surpreendente se alguns favoritos menos conhecidos não fizessem o corte inicial. O Game Pass também possui o recurso conveniente de poder ler discos de jogos mais antigos – algo que ainda não foi confirmado para o PlayStation Plus Premium. Os fãs terão que esperar até que o serviço seja lançado em junho para ver como a Sony procede.

Títulos potencialmente a caminho do PlayStation Plus Premium

PS Plus
(Imagem: Divulgação)

As possibilidades são quase infinitas quando se trata de falar sobre os jogos antecipados para o PlayStation Plus Premium. Será bom jogar entradas mais antigas de séries populares como Ratchet and Clank, Jak and Daxter ou Sly Cooper, mas também experimentar novamente alguns títulos menos conhecidos. Mesmo que as primeiras bibliotecas do console PlayStation não estejam totalmente presentes no lançamento, o alcance é amplo o suficiente para garantir que haja pelo menos algo para todos.

Além disso, há um suposto vazamento de títulos chegando ao PlayStation Plus Premium. Embora esse vazamento não seja confirmado e, reconhecidamente, um pouco incompleto em alguns lugares, ele dá uma ideia geral do que os jogadores devem esperar.

Séries como Rayman, Infamous e Prince of Persia estão aqui, que servem com sucesso como isca nostálgica para quem procura o serviço. No entanto, os jogos mostrados são todos grandes nomes. Existem alguns excêntricos como Patapon, mas a verdadeira emoção vem de ver quais títulos menores estão chegando ao serviço.

Esperanças para o futuro do PlayStation Plus Premium

Ser capaz de jogar uma grande variedade de títulos do PlayStation com a conveniência de um console é ótimo por si só, mas seria realmente ótimo se a Sony acompanhasse a popularidade de alguns de seus títulos mais antigos. Por exemplo, Ape Escape poderia se beneficiar muito de uma aparição na programação de jogos clássicos.

Uma conta no Twitter foi criada para o 20º aniversário do Ape Escape, que sugeria fortemente algo novo para a franquia. Infelizmente, esta conta foi encerrada e não valeu nada. No entanto, se os jogos Ape Escape chegarem ao PlayStation Plus Premium e virem popularidade, a Sony espera reverter essa decisão e dar luz verde ao tão esperado Ape Escape 4.

Esse tipo de pensamento é exagerado, pois desenvolver um jogo se resume a muito mais do que popularidade, mas remakes e reinicializações são lançados com frequência nesta era dos jogos. Mesmo franquias obscuras como Klonoa estão recebendo reconhecimento agora na forma da série Klonoa Phantasy Reverie.

Embora seja impossível criar um novo jogo para todas as franquias, o PlayStation Plus Premium esperançosamente levará a esse tratamento Klonoa para pelo menos alguns títulos subestimados.

Deixando todas as esperanças e possibilidades de lado, o PlayStation Plus Premium é muito empolgante para os fãs da marca e para aqueles que desejam assinar. Uma biblioteca de 350 jogos mais antigos é extensa, embora o serviço deva seguir algumas dicas do Xbox Game Pass e manter esse número crescendo.

De qualquer forma, o PlayStation Plus Premium chega em um momento em que a preservação de jogos está ficando mais difícil e mais cara, então qualquer biblioteca de jogos retrô é muito apreciada.

Via: Game Rant/Spencer Rehfield

CONTEÚDO RELACIONADO