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Silent Hill 2 Remake será um remake ‘fiel’, mas deveria ser?

Os melhores remakes tendem a caminhar na linha tênue entre nostalgia e inovação, e o remake de Silent Hill 2 tem alguns pontos muito importantes para preencher.
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Silent Hill 2
(Imagem: Divulgação)
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Não é nenhum segredo que os fãs de jogos de terror tiveram muito por onde escolher nos últimos anos, incluindo dois remakes aclamados pela crítica que chegaram apenas este ano e que reinventaram com sucesso alguns dos títulos mais amados do gênero. Para não ficar atrás das franquias Dead Space e Resident Evil, a parceria da Konami com o desenvolvedor Bloober Team para refazer Silent Hill 2 foi revelada em outubro de 2022, embora o jogo ainda não tenha data de lançamento.

Silent Hill é uma das franquias de terror mais icônicas dos jogos ao lado de Resident Evil, o que levanta a questão de como um remake do que muitos consideram o melhor jogo da série deve abordar seu material original. Olhando para os dois remakes de terror proeminentes deste ano, Dead Space e Resident Evil 4, é evidente que ambos os desenvolvedores tomaram medidas cuidadosas para reter os elementos principais do que torna cada jogo especial, ao mesmo tempo em que adicionavam recursos de qualidade de vida e eliminavam seções que envelheciam mal.

Silent Hill 2 é sem dúvida o melhor jogo de toda a série, e parte do que torna o jogo especial é que havia poucos outros jogos de terror como esse na época. Em uma era em que o terror ressurgiu massivamente como gênero de jogo e outros remakes de terror estabeleceram um alto padrão de qualidade, um remake fiel de Silent Hill 2 tem um grande papel a ocupar.

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O terror psicológico nos jogos percorreu um longo caminho desde Silent Hill 2

Em termos de jogos de terror disponíveis em consoles de 6ª geração, poucos outros títulos chegam perto de competir com o tipo de medo que Silent Hill 2 é capaz de incutir. Ainda assim, o gênero percorreu um longo caminho desde 2001, com alguns dos melhores jogos de terror mais recentes firmemente enraizados no subgênero do terror psicológico.

Quando Silent Hill e sua sequência foram lançados pela primeira vez, os jogos de terror eram muitas vezes exagerados e cheios de sangue, não oferecendo muito em termos de profundidade narrativa, mas as décadas seguintes viram o gênero evoluir para contar algumas histórias que examinam habilmente temas mais maduros e são ‘Não tenho medo de virar a lupa para os aspectos mais preocupantes da psique humana.’

A Bloober Team tem alguma experiência em terror psicológico, o que a torna uma candidata adequada para assumir as rédeas de um remake de Silent Hill 2. Mas dizer que o remake será fiel levanta algumas questões sobre como Bloober irá lidar com algumas das reviravoltas e batidas narrativas do original, ao mesmo tempo que as atualiza para um público moderno. A narrativa nos jogos hoje está muito à frente de 2001, e Silent Hill 2 já tem uma história excelente, digna de uma abordagem cuidadosa para sua recontagem.

Uma das consequências mais surpreendentes e, francamente, comoventes do desentendimento de Hideo Kojima com a Konami foi o cancelamento do planejado jogo Silent Hills no qual ele e o renomado cineasta Guillermo del Toro estavam trabalhando.

A demo PT de Silent Hills ainda está repleta de promessas do que um jogo em primeira pessoa da franquia poderia implicar. Existe a possibilidade de que uma perspectiva em primeira pessoa possa fazer pela franquia Silent Hill o que fez por Resident Evil com o renascimento da série em Resident Evil 7.

A falta de uma atualização sobre a data de lançamento e o progresso de Silent Hill 2 recentemente levou membros da equipe Bloober a acessar o Twitter, garantindo aos fãs que o jogo não foi cancelado.

A recepção mista aos próprios jogos da Bloober Team, juntamente com o prolongado ciclo de desenvolvimento do remake de Silent Hill 2, compreensivelmente deixou os fãs de longa data da série preocupados com a suposta abordagem “fiel” da equipe.

Em vez de brincar com fogo tentando refazer fielmente um jogo amado com uma base de fãs cult, Konami e Bloober poderiam traçar um novo território com um tipo diferente de “remake”, potencialmente até incorporando o espírito do cancelado Silent Hills.

Via: Game Rant/Matt Karoglou

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