Sem dúvida, um dos maiores pontos de venda da assinatura do Xbox Game Pass da Microsoft são os jogos do primeiro dia. Obter Starfield (apesar do recente atraso) no primeiro dia com apenas uma assinatura, por exemplo, é uma perspectiva atraente. No entanto, muitos também questionaram por que outras editoras não fazem isso, como a Sony colocando títulos do PS5 no PS Plus no primeiro dia.
Veja também:
Com o lançamento do PS Plus Premium, Deluxe no Brasil, a partir do final deste mês de maio, muitos podem sentir que esta é uma oportunidade perdida da Sony, mas esse pode não ser o caso inteiramente. Várias empresas lançaram recentemente comunicados financeiros e confirmaram os lançamentos do ano fiscal, com o CFO da Sony, Hikori Totoki, falando em uma recente sessão de perguntas e respostas após os resultados da empresa.
Totoki se recusou a comentar sobre a abordagem de seu concorrente, mas discutiu por que a Sony não pode colocar os jogos PS5 do primeiro dia no PS Plus. Conforme transcrito pelo VGC, “Títulos AAA no PS5, se os distribuirmos nesse serviço de assinatura, talvez precisemos diminuir o investimento necessário para isso. Isso vai deteriorar a qualidade do título original e essa é a nossa preocupação. Por isso, queremos ter certeza de que gastamos os custos de desenvolvimento apropriados para que produtos e títulos sólidos sejam introduzidos da maneira certa.”
Sem dúvida, com grandes jogos de PlayStation como God of War: Ragnarok, Spider-Man 2 e assim por diante, ninguém quer ver a qualidade do jogo deteriorada. Houve algumas “tomadas” de má fé neste comentário, onde os usuários online sugeriram que a Sony confunde qualidade com dinheiro, mas este é um relatório comercial. Os jogos custam muito dinheiro para serem feitos e desenvolvidos, especialmente no nível da Sony.
Embora Totoki não entre nisso, vale a pena acrescentar que a Microsoft e a Sony são essencialmente uma comparação de maçãs e laranjas. A Microsoft é uma empresa enorme em comparação com a Sony. A Microsoft tem um valor de mercado na casa dos trilhões, enquanto o valor de mercado da Sony está na casa dos bilhões.
Essa é uma grande diferença, e a lucratividade exata do Xbox Game Pass é desconhecida. Em um estágio de “aquisição de usuários”, a Microsoft pode/poderia se dar ao luxo de perder muito dinheiro no Game Pass, enquanto a Sony não tem bolsos tão fundos quanto a Microsoft.
Este comentário parece sugerir que, para a Sony fazer isso sem sofrer um grande golpe estratégico ou financeiro, precisaria diminuir a qualidade dos jogos. Portanto, embora os fãs possam não estar recebendo os exclusivos do PS5 no primeiro dia do PS Plus, é encorajador saber que a Sony coloca a qualidade em primeiro lugar.
É uma troca justa o suficiente quando as pessoas consideram Horizon Forbidden West, Returnal, Demon’s Souls Remake e muito mais, além de saber que há mais no horizonte.