O vice-presidente sênior da Platform Experience do PlayStation, Hideaki Nishino, falou no podcast do blog oficial que ‘os jogos PSVR não são compatíveis com o PSVR 2 porque o PSVR 2 foi projetado para oferecer uma experiência de VR verdadeiramente de próxima geração’.
Veja também:
Ele ressaltou ainda que o PSVR 2 e o PSVR original trabalham com abordagens diferentes. “O PSVR 2 tem recursos muito mais avançados, como todos os novos controladores com feedback tátil e gatilhos adaptáveis e rastreamento de dentro para fora, rastreamento ocular no fone de ouvido, áudio 3D, tudo junto, é claro”, explicou.
“Então, isso significa que o desenvolvimento do PSVR 2 requer uma abordagem totalmente diferente do PSVR original”, complementou. Não parece haver nenhuma razão técnica para que os jogos PSVR não possam ser portados para o PSVR 2, mas o número de desenvolvedores que estão dispostos a fazer esse trabalho é desconhecido.
Os jogos do PS VR que estrearam exclusivamente na plataforma, como Moss 2, foram portados depois para outros fones de ouvido, como o Meta Quest. O PS VR2 está planejado para ser lançado no começo de 2023.