Não é nenhum segredo que o conceito tradicional de jogos sendo comprados e vendidos exclusivamente em varejistas físicos praticamente desapareceu. Embora empresas como a GameStop ainda existam, muitos acreditam que a varejista de jogos só sobreviveu recentemente devido à manipulação do mercado de ações.
Veja também:
Mesmo assim, a GameStop está se movendo em direção a mais espaços digitais, até mesmo criando um mercado NFT para melhor apoiar seus negócios no futuro, e a Sony e a PlayStation estão seguindo um caminho semelhante de entrar com ousadia no mercado digital. Esta notícia chega quando a gigante dos jogos demitiu mais de 90 trabalhadores em seus escritórios na América do Norte.
A maioria das posições que viram trabalhadores perderem empregos foi em marketing e vendas, incluindo representantes do PlayStation, que eram funcionários que costumavam visitar lojas de varejo e os preparavam para vender produtos PlayStation. Esse trabalho envolveria informar as lojas de varejo sobre os próximos títulos do PlayStation. Além dos cortes nos representantes da PlayStation e sua equipe de merchandising nos EUA, a Sony também está eliminando algumas outras posições de marketing de varejo.
o que soou estranho para o mercado de jogos e principalmente para quem perdeu o seu posto, é que os trabalhadores que foram afetados não foram informados dos cortes adequadamente, deixando-os incapazes de encontrar outras funções antes de serem demitidos! Com a retirada do marketing de varejo, parece que a Sony não procurará mais terceiros para vender seus jogos e irá preferir ter um relacionamento direto com o consumidor.
Esta notícia segue o recente anúncio de que a PlayStation está renomeando seu serviço de assinatura PlayStation Plus.