A dona do PlayStation, a Sony, foi multada em 13,5 milhões de euros pelo regulador antitruste francês, o Autorité de la Concurrence, que acusou a empresa de “abusar da sua posição dominante no mercado” ao restringir controladores PlayStation 4 de terceiros, o que foi algo totalmente negativo vindo da empresa.
Veja também:
Arquivado pelo regulador no mês passado, após uma recomendação do fabricante francês de controladores Subsonic, sua investigação descobriu que a Sony implementou medidas de falsificação em novembro de 2015, o que fez com que controladores de terceiros se desconectassem regularmente do console durante as atualizações do sistema.
O regulador da concorrência também concluiu que os fabricantes terceiros enfrentaram dificuldades em aderir ao seu programa de licenciamento, alegando que a Sony “se recusou a comunicar” os termos e critérios aos fabricantes que os solicitaram. Confira abaixo o que informou o órgão francês. A Sony não se manifestou até o momento da publicação deste artigo.
“A combinação destas duas práticas prejudicou significativamente a imagem de marca dos fabricantes terceiros afectados”, afirmou o órgão comercial, acrescentando: “tanto no que diz respeito aos intervenientes como aos distribuidores, abrandando a sua expansão no mercado e conduzindo à sua possível exclusão.”