Stray pode abrir as portas para jogos indies no PS Plus

Quando Stray for lançado, ele estará disponível no PlayStation Plus, e isso sugere que outros estúdios de terceiros podem fazer o mesmo no futuro.

Publicado em 09/06/2022 11:44
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Durante o evento State of Play da Sony em 2 de junho, muitos jogos foram apresentados aos jogadores. Foi um evento especialmente bom para os jogadores de VR, pois um trailer de Horizon Call of the Mountain foi mostrado e também foi revelado que Resident Evil Village estará chegando ao PlayStation VR2.

Muitos jogos de PlayStation de terceiros também foram mostrados, incluindo o bonito jogo indie Tunic e o altamente antecipado Final Fantasy 16. Os jogadores também puderam conferir o título Stray, um jogo curioso que permite aos jogadores assumir o controle de um gato em uma sociedade cyberpunk. Confira o trailer abaixo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Stray enfrentou atrasos, mas os desenvolvedores confirmaram que será lançado em julho no PlayStation e PC. Surpreendentemente, também foi anunciado que o jogo será gratuito para jogadores assinantes do PlayStation Plus Extra e Deluxe/Premium. Embora o PlayStation originalmente tenha levado os jogadores a acreditar que não deveriam esperar que os jogos fossem lançados em seu serviço de streaming, Stray sugere que pode haver estúdios de terceiros dispostos a fazer lançamentos no primeiro dia no PlayStation Plus.

Jogos do primeiro dia

Quando a Sony anunciou que fundiria o PlayStation Plus e o PlayStation Extra em um único serviço, os jogadores imediatamente começaram a comparar o PlayStation Plus com o Game Pass da Microsoft. Um dos recursos mais notáveis ​​que os jogadores ampliaram é o lançamento do Game Pass no primeiro dia de muitos jogos AAA, permitindo que os assinantes joguem os jogos mais recentes assim que forem lançados.

Os lançamentos do primeiro dia são uma oferta muito atraente, especialmente quando jogos como MLB The Show 22 e Trek to Yomi recebem o tratamento especial para os fãs no Game Pass. Infelizmente, a Sony não parece muito interessada na ideia de um lançamento no PlayStation Plus.

De acordo com o CEO e presidente da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan, a PlayStation não tem planos para lançamentos no primeiro dia no PS Plus porque acredita que prejudicaria a qualidade de seus jogos devido ao nível de investimento que seus estúdios precisam para fazer jogos.

No entanto, Ryan também teve o cuidado de observar que está aberto a mudar de ideia e afirmou o seguinte: “da maneira como nosso modelo de publicação funciona agora, não faz sentido. Mas as coisas podem mudar muito rapidamente nesta indústria, como todos sabemos.”

Estúdios de terceiros podem ver oportunidades onde a Sony não vê

A relutância da Sony em lançar jogos no PlayStation Plus decorre do medo de que isso possa prejudicar as vendas, reduzindo a capacidade dos jogos de recuperar o que os estúdios investiram neles. Essa é uma postura compreensível quando alguns dos jogos mais caros dos tempos modernos podem custar até meio bilhão de dólares para serem desenvolvidos e comercializados.

No entanto, para desenvolvedores terceirizados menores, disponibilizar jogos no PlayStation Plus no primeiro dia pode ser uma oportunidade de ouro. Os benefícios de lançar um jogo no PlayStation Plus foram revelados em agosto de 2020 com Fall Guys.

Desenvolvido pela Mediatonic, Fall Guys é um jogo online de batalha real onde os jogadores controlam pequenos feijões fofos em uma série de pistas de obstáculos. A maioria dos obstáculos são bobos, e há muito mais diversão apenas rindo dos grãos caindo do que tentando ser hipercompetitivo. Após o lançamento, o jogo estava disponível gratuitamente para assinantes do PS Plus e contribuiu muito para expandir sua base de jogadores.

Em um dia de lançamento, Fall Guys tinha mais de 1,5 milhão de jogadores e, no final do mês, era o jogo PS Plus mais baixado de todos os tempos. Embora a Mediatonic possa ter perdido vendas potenciais ao lançar o jogo no PS Plus, a grande quantidade de exposição que o jogo recebeu mais do que compensa.

Stray, que também é um jogo menor, também pode se beneficiar de ser lançado no PS Plus, onde pode ganhar popularidade através do boca a boca. Seu lançamento no PS Plus também sugere que, embora seja improvável que a Sony lance seus jogos primários em seu serviço de streaming no primeiro dia, pode haver estúdios de terceiros dispostos a fazê-lo.

Embora seja um título menor, Stray conseguiu chamar a atenção dos jogadores graças à sua premissa única. No entanto, como um jogo relativamente pequeno de um pequeno estúdio, é muito fácil cair na obscuridade quando há tantos jogos grandes sendo lançados em 2022. Ao lançar no PS Plus, Stray pode ter a chance de ser apreciado por um uma gama maior de jogadores que, de outra forma, poderiam ter perdido completamente o jogo.

Stray está programado para ser lançado em 19 de julho de 2022 no PC, PS4 e P5.

Via: Game Rant/Smangaliso Simelane
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Produtos recomendados

HD EXTERNO

Comprar

CONTROLES

Comprar

CONSOLES

Comprar

ACESSÓRIOS

Comprar

CADEIRA GAMER

Comprar

HEADSET

Comprar