Finalmente, The Last of Us estreou com aclamação da crítica e público. A série não perdeu tempo apresentando a infecção na raiz da série, com o Dr. Neuman de John Hannah explicando a ameaça potencial de fungos caso a temperatura planetária aumentasse significativamente. A abertura foi intrigante e definiu o ritmo com uma pequena explicação inicial para que o resto do episódio pudesse decolar – só que essa não foi a primeira ideia que eles tiveram.
Veja também:
Na verdade, a sequência de abertura foi quase uma viagem de volta aos dias de aula de biologia com um clipe de um cordyceps infectando um grupo de formigas, exatamente como o Dr. Neuman explicou em seu aviso angustiante. “Eu lancei [a abertura fria] duas vezes”, disse Craig Mazin no primeiro episódio do podcast complementar The Last of Us da HBO.
“A primeira vez que apresentei, [para o co-showrunner Neil Druckmann] foi como ‘ehh’ – ou podemos fazer o vídeo. É o Planeta Terra, você pode assistir a esta bela demonstração de como funciona o cordyceps (abre em nova guia), como ele domina uma formiga. Ele conta tudo o que você precisa saber. O que decidimos fazer foi nosso próprio vídeo assim.”
Mazin voltou à prancheta e rapidamente pensou em outra ideia. “Foi um pouco chato de assistir. Foi um pouco como se estivéssemos na aula de estudos sociais [biologia no Brasil]”, continuou o escritor. “Eu escrevi essa coisa no início, como se tivesse encontrado uma transcrição de um velho Dick Cavett de 1969. Lembro-me de mostrá-lo a Neil e ele disse: ‘Isso é um pouco estranho’.”
Finalmente, o roteirista encontrou algo que ele e Druckmann gostaram. “Estamos a cerca de 3-4 semanas do final… e não estou entusiasmado com esta estreia,” concluiu Mazin. “Eu enviei para Neil novamente e desta vez ele disse ‘ooh!'”
The Last of Us vai ao ar todo domingo na HBO Max.