Um proeminente criador de conteúdo de Rainbow Six Siege foi demitido do programa oficial de criação do jogo, com a Ubisoft indo tão longe a ponto de remover permanentemente seu charme de arma único do jogo. Sendo um jogo multiplayer PvP altamente competitivo, Siege teve seu quinhão de racismo, bullying, trapaça e comportamento tóxico de membros selecionados da comunidade ao longo dos anos, mas a Ubisoft parece não ter nada disso.
Veja também:
- O preço das ações da Ubisoft é o menor dos últimos 10 anos desde o lançamento de Star Wars Outlaws
- Ubisoft está oferecendo presentes cosméticos como uma forma de "desculpas" em Star Wars Outlaws
- Ubisoft faz referência ao parkour de um homem que carregou a tocha olímpica na abertura das Olimpíadas de Paris
Naturalmente, vale a pena ter em mente que nenhum título multiplayer popular está totalmente livre de tal toxicidade. Um exemplo proeminente de um tempo atrás é o de um jogador de Overwatch que sofreu assédio anti-asiático no auge da crise da Covid, embora não seja o único caso desse tipo que surgiu ao longo dos anos. Há muitos exemplos de racismo aparecendo casualmente no bate-papo de voz em particular.
Não demorou muito para a Ubisoft tomar conhecimento de algumas das piadas que o streamer Thaqil, de Rainbow Six Siege, havia feito recentemente. Especificamente, parece que o Castelo do Operador de Cerco tem sido o alvo de Thaqil na maior parte, com o streamer entrando em uma série de situações com sérias implicações racistas.
Exemplos incluem Thaqil posando com uma banana ao lado de uma imagem de Castle, referências variadas a palavreado racista ao se referir a Castle e muito mais. A Ubisoft prontamente retirou o streamer de seu programa de criação de conteúdo e removeu o charme de arma personalizado que havia sido lançado para comemorar a contribuição de Thaqil para a comunidade.
Embora Thaqil tenha emitido uma justificativa substancialmente longa para seu comportamento racista, não parece provável que a Ubisoft volte atrás em sua decisão de cortar o streamer. Considerando que Thaqil afirma que seu racismo foi apenas uma questão de brincadeiras ousadas e insípidas, o fato é que ele quebrou o Código de Conduta de Cerco oficial da Ubisoft.
É uma situação que faz com que até mesmo alguns dos vários hackers do Rainbow Six Siege pareçam menos problemáticos, em comparação. Embora Siege certamente tenha ajudado a manter a franquia Rainbow Six no centro das atenções, não há como contornar a variedade usual de problemas que surgem em praticamente todos os jogos multiplayer competitivos.
Rainbow Six Siege está disponível para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S.