Publicidade
Conflito

Por que a Ucrânia pediu a proibição do jogo Atomic Heart?

O vice-ministro de Assuntos Digitais da Ucrânia, Alexander Bornyakov, pediu à Sony, Microsoft e Valve que proíbam Atomic Heart devido a várias preocupações.
Gostou? Compartilhe!
Atomic Heart
(Imagem: Divulgação)
Publicidade

Após o recente lançamento de Atomic Heart, a Ucrânia apela à Sony, Microsoft e Valve para proibir as vendas digitais deste jogo no país devido a preocupações com a Mundfish, suas possíveis conexões com a Rússia, a possibilidade de transferência de dados para a Rússia e muito mais. Isso segue uma série de acusações e eventos em que o desenvolvedor Mundfish, supostamente, aceitou dinheiro de empresas russas e se recusou a denunciar sua guerra contra a Ucrânia.

A Mundfish foi descrita como uma desenvolvedora russo pela mídia russa, embora a empresa tenha insistido que tem origens internacionais e atualmente está sediada no Chipre. Ela supostamente recebeu dinheiro da corporação russa de energia Gazprom e foi, uma vez, acusada de coletar dados de usuários em seu site e compartilhá-los com o país.

Esta alegação foi negada. Também realizou um evento para a imprensa russa em novembro, na mesma época em que o país aprovou leis anti-LGBT, com a guerra na Ucrânia também em andamento. Quando questionado sobre sua posição sobre a guerra, o desenvolvedor do Atomic Heart, se autodenomina uma “organização pró-paz”, mas não comentou abertamente sobre a Rússia ou a Ucrânia, atraindo alguma ira.

Continua depois da Publicidade

Como resultado, a Ucrânia quer limitar a distribuição de Atomic Heart dentro e fora de suas fronteiras. O vice-ministro de Assuntos Digitais, Alexander Bornyakov, em uma declaração ao Dev.ua, abordou a potencial toxicidade do jogo, a possível coleta e transferência de dados e o potencial de arrecadar dinheiro sendo usado para travar uma guerra contra a Ucrânia.

Notavelmente, se a Mundfish aceitasse dinheiro de empresas russas, os fundos do jogo poderiam ser enviados ao governo russo. Mais uma vez, o investimento russo não foi confirmado nem negado, mas as preocupações do governo ucraniano estão enraizadas em possibilidades legítimas.

“Também pedimos a limitação da distribuição deste jogo em outros países devido à sua toxicidade, a possível coleta de informações de dados do usuário e a possibilidade de transferi-la para terceiros na Rússia, bem como o uso potencial do dinheiro arrecadado com as compras de o jogo para travar uma guerra contra a Ucrânia”, disse Bornyakov em seu comunicado.

Ele então pediu a todos os usuários que ignorassem o jogo e queria reiterar ao público ocidental que a Mundfish ainda não condenou a Guerra da Rússia contra a Ucrânia. Enquanto isso, vale a pena mencionar que o compositor do Atomic Heart, Mick Gordon, doou sua taxa para o fundo de Apelação de Crise da Ucrânia da Cruz Vermelha Australiana. Ele acredita que essa é uma maneira de “fornecer apoio prático” para aqueles afetados pela guerra em andamento.

Atomic Heart já está disponível para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S.

Via: Game Rant/PlayStation LifeStyle/GaGadget

CONTEÚDO RELACIONADO