Publicidade
Banho de água fria

Castlevania faz 35 anos e Konami ainda não sabe se o título é um sucesso

Em entrevista, diretor de Castlevania dá um banho de água fria com pior resposta possível sobre novo jogo. Um prefiro não comentar seria mais bonito.
Gostou? Compartilhe!
Castlevania
(Imagem: Netflix)
Publicidade

Castlevania é um fenômeno e ninguém discute o contrário. Desde o seu primeiro lançamento em 26 de setembro de 1986 – sim, ele fez aniversário ontem -, a franquia ganhou ótimos e outros péssimos títulos como acontece com qualquer obra. Além disso, Castlevania ganhou até uma versão para o streaming, através da Netflix, que se tornou um marco em adaptação de jogos.

Por isso, nada mais justo do que um lançamento para comemorar o aniversário de 35 anos. Você pode até dizer que a Konami está fazendo isso ao trazer uma coleção para o Apple Arcade, mas isso não é “lançamento”. Na área do entretenimento lançamento signfica: “Promoção: lançamento de um artista, de uma obra.” Portanto, é algo novo, do contrário é apenas juntar o que já foi feito em uma coleção, remasterizar algo e vender. Isso não é nada novo.

Infelizmente. é esse o caso que acontece com os aniversários dos principais jogos como Super Mario, Sonic e o próprio Castlevania. As suas desenvolvedoras juntam os maiores sucessos em uma caixa “coleção”, fazem uma remasterização, uma fase extra e isso se torna o Lançamento de Aniversário de XX anos do jogo. Mas o que mais dói mesmo é ver a esperança dos fãs que ficam na expectativa ao verem Nintendo, SEGA ou Konami se movimentando em torno de uma promessa para isso. Mas mais uma vez, nada se inova.

Continua depois da Publicidade
Pontuação de Castlevania no conceituado Metacritic. (Imagem: Reprodução)

Em uma recente declaração de Yota Tsutsumizaki, diretor de Castlevania: Grimoire of Souls, em entrevista para o site Axios, ele foi questionado se/quando a Konami iria trazer um novo Castlevania. Sua resposta foi a pior possível: “Acho que depende do que nossos usuários dizem”. Sim, exatamente, “depende” do que os fãs dizem. Será que 35 anos vendendo jogos de Castlevania, com um sucesso estrondoso na Neflix não dizem nada?

Parece um desdém com o seu público que é gigante em suas mídias sociais, que está comprando a edição da Apple, que já está no aguardo da nova animação de Castlevania e… “depende do que nossos usuários dizem”? Sério? Infelizmente esta tem sido a política das produtoras em relação aos seus títulos. Não adianta apenas trazer Super Mario para os cinemas, pois eles não tem certeza se algo novo irá fazer sucesso.

Nova coletânea de Castlevania trará clássicos de GBA e SNES
Coletânea de Castlevania com clássicos de GBA e SNES. É uma novidade?

Tudo bem que Mario ganha novos jogos, mas são sempre renovações do Kart, Party ou colocar um número 3 após o nome do bigodudo. O mesmo com Sonic e Castlevania. Esperamos que essa política (e não cultura, porque cultura é algo bom e não ruim), mude o mais rápido possível. Os fãs querem respostas mais diretas e não evasivas das empresas, pois eles consomem seus produtos, e não é de hoje.

Cosplayers homenageiam a série da Netflix

Não apenas com compras, mas comentando nas redes sociais dessas empresas, compartilhando, levando os tópicos a serem discutidos em fóruns, ou seja, fazem uma propaganda gratuita para esse tipo de resposta. Konami, está na hora de você também mudar o tom.

E apenas para finalizar, trazer uma caixa com produtos já lançados é como pegar antigos presentes, dar uma limpada neles, pintar, arrumar e colocar tudo em uma caixa e dar para a criança o que ela já tinha.

CONTEÚDO RELACIONADO