Um jogo feito por fãs chamado Castlevania: Seal of the Eclipse, e que, desculpe a Konami, parece ser melhor do que os jogos originais do NES aos quais presta homenagem, acaba de ganahr um trailer. Castlevania: Seal of the Eclipse coloca os jogadores no lugar de Julius Belmont e vários outros aliados jogáveis, um pouco semelhante ao estilo de Castlevania 3.
Veja também:
No entanto, as semelhanças terminam por aí. Este novo jogo de fãs se passa em 1999, um período muito diferente do típico jogo de Castlevania. A jogabilidade imita bastante os gráficos e a jogabilidade da era NES, e também adiciona algumas novas mecânicas. No entanto, há um grande problema: o título. Parece que a Konami tem uma política para permitir jogos de fãs não comerciais. No entanto, no passado, a empresa encerrou projetos como um remake de Metal Gear Solid, feito por fãs.
Os desenvolvedores, por sua vez, postaram uma mensagem descrevendo o trailer: “Isenção de responsabilidade obrigatória devido à cortesia profissional e para evitar até mesmo a possibilidade de qualquer confusão atual ou futura em relação à formalidade ou algo semelhante: este é um trabalho desenvolvido por fãs e todos os ativos e seus produtos não são aprovados ou não são afiliados à Konami.”
Os desenvolvedores também analisaram os comentários para explicar a situação. “Assumir que não estamos cientes do risco é julgar mal nossa inteligência”, diz um comentário fixado no YouTube do usuário que enviou o vídeo. “Uma decisão consciente foi tomada com base em todas as informações que temos e decidimos tomá-la assim mesmo. Ocultar não é tão eficaz quanto alguns podem pensar, e é uma subestimação grosseira da conscientização de qualquer empresa em particular na Internet. Todos vocês são livres para discordar da decisão e até pensar que é estúpido, é seu direito e prerrogativa, mas por favor não cometa o erro de pensar que apenas postamos casualmente sem pensar no que poderia acontecer.”
Polêmicas entre “advogados do diabo” de plantão se os direitos são válidos, não válidos, seja o que for – já que isso só depende exclusivamente da Konami, o jogo é GRATUITO e dessa forma é muito provável que a criadora original não faça nada contra. Mas se o fizer, será como antes: um simples e-mail pedindo que retirem o produto da Internet. Enquanto isso, curtam o trailer!