astropede
Imagem: Reprodução.

O artista da Sega, Craig Stitt postou imagens de jogo de plataformas cancelado dos anos 90 chamado Astropede, um spin-off de Sonic the Hedgehog. O ouriço já percorreu um longo caminho desde sua estreia em 1991, mas essa nova descoberta certamente remete a seu passado, ainda mais profundo.

Sonic the Hedgehog é um dos personagens de videogames mais reconhecidos do mundo. Sua rivalidade com o icônico encanador de plataformas da Nintendo é lendária, e escolher um lado é uma experiência formativa para muitos jogadores.

Muitas das aventuras recentes de Sonic foram implacavelmente criticadas, na maior parte devido a uma transição desconfortável para o 3D. Mas o personagem tem uma história muito mais além dos controles. Mesmo os jogadores que não gostam dos títulos do Sonic provavelmente podem encontrar alegria nos antigas animações para a TV, nos quadrinhos ou até mesmo no recente filme que foi lançado no início deste ano. Por todos os spin-offs e crossovers que Sonic teve, suas raízes na plataforma 2D não podem ser negadas.

Acontece que essas raízes são um pouco mais emaranhadas do que os fãs pensavam. Craig Stitt recentemente compartilhou 12 minutos do protótipo do gameplay de Astropede, originalmente chamado de Segapede, um jogo de plataformas 2D ambientado no universo Sonic the Hedgehog, de acordo com o Segabits.

Astropede parece ser uma centopeia robótica que navega em desafios de plataforma familiares assim como sua contraparte azul. Ao contrário de Sonic, no entanto, Astropede não tem medo de sujar as mãos. Ele possui uma pistola laser que pode usar para eliminar ameaças. Ao longo do caminho, a centopeia pode coletar vagens esféricas que agem como extensões de seu corpo. Eles caem dele quando ele fica danificado de uma forma semelhante ao Sonic e seus clássicos anéis.

Craig Stitt revelou que o motivo pelo qual os arredores de Astropede podem parecer familiares é porque a equipe usou arte da Hidden Palace Zone, um nível perdido do Sonic 2 que foi lançado na remasterização do jogo em 2013. Essa arte também serviu de base para o design do nível Toxic Pools em Sonic Spinball, um jogo de pinball de 1993. Você pode conferir nossas matérias sobre as fases canceladas e mais famosas da franquia, clicando aqui e aqui.

A indústria de videogames tem uma história muito rica, e é sempre emocionante ver um corte profundo como esse. Os mascotes de plataforma eram enormes nos anos 90, e não é surpreendente ver que a Sega queria ir atrás de outro, mesmo depois de ter Sonic no mercado. A mecânica de extensão do corpo em exibição nesta filmagem é uma tomada única, mas pode claramente ficar complicada rapidamente.

No final das contas, os fãs nunca saberão como Astropede teria se saído no mercado de videogames, mas este vídeo ainda é um pequeno pedaço da história perdida dos videogames. Caso se interesse por outros jogos perdidos e recentemente (re)descobertos, além de mais curiosidades sobre o Sonic, confira abaixo nos links após o Leia também.

Leia também: