Criador de Mortal Kombat explica a origem dos Fatalities

A criação dos fatalities em Mortal Kombat aconteceu por acaso.

Publicado em 10/4/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O co-criador da série Mortal Kombat, John Tobias, explicou como os icônicos Fatalities surgiram, já que originalmente eram destinados a um único personagem. Em uma postagem no twitter, Tobias “matou” a curiosidade dos fãs e um pouco dos bastidores de MK.

Aqui tem sangue

Fatal Fury e Street Fighter II se tornaram populares nos fliperamas devido aos seus combates PvP competitivos, enquanto Mortal Kombat se tornou popular devido ao seu sangue. O título ainda era um ótimo jogo de luta, mas a multidão vinha ver os jorros de sangue e os assassinatos gráficos que aconteceriam no final das partidas, já que não havia nada parecido em jogos na época.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A violência em Mortal Kombat levou à criação do ESRB (Entertainment Software Rating Board) que é a organização que analisa, decide e coloca as classificações etárias indicativas para jogos eletrônicos comercializados na América do Norte até hoje.

Mortal Kombat deu a cada um de seus personagens um Fatality, que era um movimento especial que poderia ser usado quando o prompt “Finish Him / Her” aparecesse na tela, levando a uma cena incrivelmente violenta que mostrava o vencedor matando seu inimigo.

Fatalidade… acidental

Os Fatalities do jogo desde então tornaram-se uma parte importante da identidade da série, e isso aconteceu por acidente. O co-criador de Mortal Kombat, John Tobias, foi questionado no Twitter sobre por que alguns lutadores como Kano e Scorpion foram autorizados a usar armas no jogo original.

Isso levou a uma discussão sobre o projeto original de Shang Tsung e como ele deveria usar uma espada. Shang Tsung seria o único personagem com um Fatality, já que ele usaria sua espada para decapitar os oponentes.

Como Mortal Kombat usou imagens digitalizadas de atores reais para seus sprites, uma animação foi gravada especificamente para a cena de decapitação, onde um personagem cairia no chão. Durante o desenvolvimento, o co-criador de Mortal Kombat, Ed Boon, combinou a animação de resposta de decapitação com o uppercut de Johnny Cage, já que ele era o único personagem codificado no jogo na época.

Este se tornou o primeiro Fatality de Johnny Cage. Os desenvolvedores adoraram o efeito que isso teve no jogo e se tornou o sistema Fatality, que ajudou a impulsionar Mortal Kombat ao estrelato nos arcades.

Existem vários elementos clássicos de videogame que foram criados por acidente, como o sistema de combinação dos jogos Street Fighter. O sistema Fatality não teria sido tão eficaz se pertencesse apenas a um chefe final, especialmente porque a maioria dos jogadores provavelmente nunca o teria visto nos fliperamas.

O sorteio de Fatalities no Mortal Kombat original é a principal razão pela qual a franquia se tornou tão grande e porque ainda é tão forte até hoje.

Via: Twitter/Screen Rant
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio