Publicidade
Sério?

Fuzileiros Navais usam tática hilária de Metal Gear Solid para enganar Inteligência Artificial

Um par de fuzileiros navais dos EUA conseguiu se esconder de um robô experimental de IA usando uma tática bizarra e hilária direto dos jogos Metal Gear Solid.
Gostou? Compartilhe!
Metal Gear Terminator
(Imagem: Divulgação/Observatório de Games)
Publicidade

Em um caso hilário de arte imitando a vida, um par de fuzileiros navais dos EUA se escondeu de um robô de IA com a clássica tática Metal Gear Solid da caixa de papelão mostrando o quanto Hideo Kojima é um daqueles criadores com reputação de prever o futuro. No entanto, soldados escondidos em uma caixa é uma coisa de Metal Gear Solid que poucas pessoas esperavam que se tornasse realidade.

A caixa de papelão do Metal Gear Solid remonta ao Metal Gear 2D isométrico original de 1987. Se Snake estivesse parado, esconder-se na caixa o tornava totalmente indetectável para guardas e câmeras. Embora sempre tenha sido uma piada, a caixa de papelão apareceu em todos os jogos principais do Metal Gear Solid.

No entanto, apesar de sua popularidade dentro da franquia, a maioria dos soldados provavelmente suspeitaria de uma misteriosa caixa de papelão aparecendo no corredor enquanto eles estavam de costas. Dito isso, uma IA não é “a maioria dos soldados”, e a tática Metal Gear Solid provou ser eficaz em confundir um robô DARPA.

Continua depois da Publicidade

Conforme relatado pelo site Kotaku, o editor de defesa do The Economist, Shashank Joshi, recentemente compartilhou alguns trechos do próximo livro Four Battlegrounds: Power in the Age of Artificial Intelligence. Escrito pelo especialista em defesa Paul Scharre, a passagem descreve um grupo de oito fuzileiros navais encarregados de se aproximar furtivamente de um robô militar experimental. Dois deles decidiram tirar uma página do manual de Solid Snake, escondendo-se sob uma caixa de papelão, supostamente rindo o tempo todo.

É obviamente engraçado imaginar soldados reais usando uma tática dos jogos Metal Gear Solid, especialmente quando é uma das mais tolas. No entanto, esta história mostra algo interessante sobre a natureza da inteligência artificial.

De acordo com o trecho de Four Battlegrounds, os engenheiros da DARPA passaram seis dias treinando um robô de IA para detectar um grupo de oito fuzileiros navais. Então, no sétimo dia, os pesquisadores estacionaram o robô no centro de uma rotatória e incumbiram os fuzileiros navais de tocar o robô sem que ele os detectasse.

Todos os oito tiveram sucesso, incluindo o par de fuzileiros navais usando uma estratégia diretamente do Metal Gear Solid. Dois outros fuzileiros navais evitaram a detecção dando uma cambalhota de 300 metros até o robô de onde partiram. Um quinto fuzileiro naval se cobriu com galhos e “caminhou como um pinheiro”.

Enquanto os humanos teriam percebido esses truques instantaneamente, a IA só sabia procurar humanos andando, não dando cambalhotas, vestindo-se como uma árvore ou se escondendo em uma caixa. Talvez o robô pudesse ter se saído melhor se a DARPA o treinasse nos jogos de Hideo Kojima.

Via: Game Rant/Kotaku/Twitter

CONTEÚDO RELACIONADO