Videogames e LEGO geralmente combinam bem na forma de títulos licenciados e conjuntos promocionais de construção, mas um jogador talentoso levou as coisas para o próximo nível criando uma única peça LEGO que pode jogar DOOM. O lendário estúdio id Software lançou o DOOM original em 1993, onde rapidamente consolidou seu lugar na história dos jogos como pioneiro do gênero FPS em ascensão.
Veja também:
Ele geraria várias sequências e inúmeros imitadores nas décadas desde que chegou aos PCs, e a própria série DOOM continua até hoje com o DOOM Eternal lançado em 2020. A franquia DOOM também foi fundamental na construção da comunidade de mods de PC, com os fãs alterando tanto o jogo original quanto o DOOM II de 1994 de várias maneiras interessantes.
Isso inclui executar o DOOM original em um perfil (completo com uma explicação no universo para a mudança de perspectiva), retrabalhar DOOM II em um brawler em terceira pessoa e até transformar a premissa central da série de abater demônios nos corredores de Marte para roubar NFTs em um mod de DOOM II.
Também houve vários mods de crossover de DOOM, que recriam os sprites do jogo como personagens de outros jogos clássicos como The Legend Of Zelda, inserem Isabelle de Animal Crossing como uma companheira indestrutível e até permitem que os jogadores iniciem uma rodada de Mortal Kombat II dentro do DOOM. E não vamos esquecer que dá para jogar DOOM em um scanner!
Agora, um fã habilidoso combinou DOOM com LEGO, embora este último mashup seja mais sobre como o jogo é exibido do que sobre seu conteúdo real. O usuário do Twitter e modder de jogos James Brown recentemente exibiu sua mais recente criação: uma pequena peça de LEGO inclinada que pode ser usada como uma tela de vídeo OLED em miniatura.
Conforme relatado pela PCGamesN, Brown demonstrou as capacidades desta tela jogando uma rodada do DOOM original na frente de uma minifigura LEGO, embora até ele admita que não é o método mais prático de executar o clássico FPS.
Com uma resolução de apenas 72×40 com menos de 3.000 pixels, o monitor LEGO de Brown só pode exibir imagens monocromáticas extremamente compactadas, e ele observa que usou “equalização de histograma adaptável” para fazer com que os gráficos 3D retrô de DOOM se encaixassem nele. Ainda assim, embora possa ser difícil entender o que está acontecendo com o monitor LEGO improvisado de James Brown, o fato de funcionar em primeiro lugar é um feito técnico impressionante por si só.
A pergunta “vai rodar DOOM” é um meme popular entre os jogadores da velha guarda, e o monitor LEGO de James Brown está longe de ser o único caso em que um modder conseguiu jogar o DOOM original em um dispositivo pouco ortodoxo.
Técnicos habilidosos rodaram o icônico FPS em um relógio da Apple, um telefone giratório antiquado com capacidade para DOOM, uma calculadora gráfica alimentada por 100 libras de batatas, um teste de gravidez sem receita, iPods, câmeras, impressoras, caixas eletrônicos e praticamente qualquer coisa com uma tela.
Ter uma tela para começar pode nem ser um requisito para executar o DOOM original, já que James Brown descobriu como exibir o jogo que ajudou a gerar um gênero de jogo em um simples tijolo LEGO com pouco mais que um minicircuito. Embora ainda haja um pouco de trabalho a ser feito antes que DOOM seja realmente jogável no monitor LEGO de Brown, ele fornecerá pelo menos algum entretenimento para qualquer minifigura obcecada por jogos por aí.