À medida que os esforços para preservar a história dos videogames continuam, ainda tropeçamos em coisas que antes pareciam perdidas no tempo. Isso inclui jogos que remontam aos dias do Atari 2600, como este título de 44 anos feito pela Atari nos anos 70. O jogo é chamado Sonar, e foi desenvolvido pelo programador Brad Stewart durante seu tempo na empresa.
Veja também:
De acordo com o Atari Protos, Sonar foi um dos dois jogos inéditos do Atari 2600 em que Stewart trabalhou ao lado do Morse Code Tutor. Stewart originalmente descreveu Sonar como uma “versão de brinquedo de Battleship (Batalha Naval)”, mas tem algumas diferenças distintas do jogo de estratégia original.
Como o Atari Protos observa, Sonar ocorre em uma tela, em vez de dois tabuleiros divididos como Battleship faz. O jogo original tem jogadores colocando uma série de navios em uma grade, com seu oponente adivinhando coordenadas para lançar um ataque. Para emular isso, Sonar esconde os navios alvo e faz com que os jogadores se movam livremente pela tela e as encontrem em tempo real.
É uma solução inteligente que aproveitou ao máximo a tecnologia em questão. Até recentemente, o jogo era considerado perdido porque Stewart não tinha uma cópia e ele não tinha certeza do que aconteceu com as ROMs restantes, mas um protótipo foi encontrado recentemente na coleção de Jim Snyder, que trabalhou na Atari na década de 1980.
“Estou triste por não ter conseguido falar com o proprietário”, disse um usuário nos fóruns do Atari Age que afirma ter alcançado o protótipo. “Ele faleceu pouco depois que eu conheci a filha dele. Ela me disse que eles jogaram fora uma tonelada de disquetes e eu disse a ela para pegar tudo e qualquer coisa para mim da Atari de sua garagem… Eu praticamente salvei essas coisas dos aterros sanitários.”
Os jogos teriam sido oferecidos a um museu, que aparentemente os recusou. Tudo isso dito, o Atari Protos informou que o jogo parece estar faltando alguns recursos e tem alguns bugs, o que é de se esperar para um protótipo inacabado.
Esses problemas incluem algumas cintilações ao usar alguns recursos, como a varredura do sonar, e ele só tem um mapa pré-programado. O código do jogo parece indicar que uma versão finalizada teria placas aleatórias, o que lhe daria mais valor de repetição, mas parece que isso ainda não foi implementado no protótipo antes de ser arquivado.
Se você quiser experimentar o Sonar você mesmo, a ROM foi postada no Atari Age para download.