A Konami deu início à celebração do 35º aniversário do Código Konami com mixagens da trilha sonora de Low-Fi Gradius, de onde o código se origina. Para comemorar o 35º aniversário do código, a empresa lançou um remix de música “hip hop lo-fi” de 33 minutos no YouTube, projetado “para relaxar, estudar [ou] batidas relaxantes”. O famoso código apareceu pela primeira vez na versão para Famicom do jogo de arcade Gradius, lançado em 25 de abril de 1986.
O remix apresenta versões “chill” de música de Gradius, bem como os clássicos da Konami Ganbare Goemon, Yie Ar Kung Fu, TwinBee e Salamander. O código foi criado por um dos desenvolvedores, Kazuhisha Hashimoto, que estava lutando para testar o jogo porque achava muito difícil jogá-lo. Para resolver isso, ele criou um código de trapaça – Cima, Cima, Baixo, Baixo, Esquerda, Direita, Esquerda, Direita, B, A – que poderia ser inserido enquanto o jogo estava pausado para dar ao jogador um conjunto completo de power-ups.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Hashimoto, que morreu no ano passado aos 61 anos, foi programador, designer e produtor da Konami durante os anos 80 e 90 e trabalhou em títulos clássicos como Snatcher, ISS e Gradius. Mas seu maior legado sempre será o Código Konami, que se tornou a marca registrada de praticamente todos os lançamentos da empresa nas décadas que se seguiram ao Gradius.
O código está presente em centenas de jogos, incluindo títulos que não são da empresa e sucessos de bilheteria modernos, como Fortnite, Rocket League e League of Legends. O código da Konami também é indiscutivelmente um pedaço da cultura pop por si só, tendo sido usado para acessar configurações secretas no Netflix, referenciado por Alexa da Amazon e mencionado no filme Destrua Ralph da Disney.
Via: Game Rant/Video Games Chronicle
Siga o Observatório de Games nas redes sociais