Leilões de jogos retrô estão na mira por fraude

Jornalista posta vídeo falando que empresas trabalharam juntas para inflar artificialmente o valor dos jogos colecionáveis. Assista.

Publicado em 26/8/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Nos últimos dias temos noticiado vários recordes sendo batidos nos leilões com jogos retrô. E todos estes em sua maioria (99%), são títulos da Nintendo, em particular do NES. Estas vendas acontecem com valores astronomicos, em parte no perfil da Heritage Auctions. Dentre estes jogos estão Super Mario Bros., que chegou ao valor de US $ 2 milhões!

Só que estas vendas milhionárias parecem ter alguma coisa bem errada. Segundo o jornalista Karl Jobst em um vídeo postado em 23 de agosto, alega que existe uma fraude que contribuiu para o aumento das vendas destes jogos retrô. No vídeo de 52 minutos, Jobst investiga as empresas Wata Games e Heritage Auctions. Segundo ele, essas empresas trabalharam juntas para inflar artificialmente o valor dos jogos colecionáveis, incluindo uma série de títulos NES absurdamente caros.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A Wata Games é especializada em avaliar a qualidade dos jogos retrô em caixas. A empresa atribui a cada jogo uma classificação com base na integridade do disco ou cartucho e sua embalagem, incluindo uma cópia de Skyrim que recentemente foi vendida por $ 600. De acordo com Jobst, os executivos da Wata estavam revisando os jogos de sua propriedade e dando-lhes pontuações artificialmente altas.

Esta ação permitiu que os jogos fossem vendidos por um preço elevado na casa de leilões online Heritage Auctions. Além disso, ele alega que os executivos da Heritage foram co-conspiradores na fraude e usaram a etiqueta de preço atraente para criar uma bolha artificial no mercado de jogos colecionáveis. Confira o vídeo abaixo postado no YouTube.

Ambas as empresas participaram de um leilão recorde de US $ 1,5 milhão em julho. A Heritage quebrou o recorde novamente com uma venda de US $ 2 milhões menos de um mês depois. Eles são apenas os mais recentes de uma série de leilões de jogos classificados que quebram recordes. De acordo com Jobst, o padrão começou em 2019, quando uma cópia de Super Mario Bros. foi vendida por mais de $ 100.000 em um leilão, o triplo do recorde anterior.

Os compradores eram três homens, um dos quais era cofundador da Heritage Auctions. Outro foi o fundador do varejista afiliado à Wata, Just Press Play. Wata e a Heritage então usaram o burburinho da mídia em torno da venda para anunciar o primeiro leilão de jogo retro deste último. Nas palavras de Jobst, “o que você tem aqui é o presidente da casa de leilões comprando um jogo por um preço recorde e, em seguida, criando um comunicado à imprensa sobre sua própria compra, no qual ele e o presidente da empresa de classificação afirmam que o valor dos jogos está subindo.”

Jobst prossegue, afirmando que poucos dos maiores itens dos títulos foram para colecionadores legítimos. Muitos, em vez disso, venderam para especuladores que vendem ações do jogo. Jobst também alega que as duas empresas trabalharam muito para controlar as informações sobre seus produtos. Eles conseguiram isso através de uma combinação de conspiração e compra de publicações online voltadas para colecionadores de jogos.

Ele também encontrou evidências de que a Wata se esforçou para inflar o preço dos jogos pertencentes aos executivos da empresa. Isso incluiu dar aos jogos pontuações mais altas, bem como agrupá-los em coleções nomeadas sem sentido. E essas são apenas algumas das acusações levantadas pelo vídeo de quase uma hora.

Ambas as empresas emitiram declarações negando as alegações de Jobst, com um porta-voz da Wata chamando-as de “infundadas e difamatórias”. No entanto, é inegável que ambas as empresas lucraram significativamente com a bolha de leilões de cartuchos NES de alto preço. Além disso, a sobreposição entre vendedores proeminentes e a liderança da empresa também é uma questão de registro público.

Na melhor das hipóteses, isso demonstra um aparente conflito de interesses. Na pior das hipóteses, sugere uma conspiração fraudulenta por parte da liderança da empresa.

Via: Game Rant/YouTube/Video Games Chronicle/Kotaku
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Produtos recomendados

HD EXTERNO

Comprar

CONTROLES

Comprar

CONSOLES

Comprar

ACESSÓRIOS

Comprar

CADEIRA GAMER

Comprar

HEADSET

Comprar