Através do uso de um hack, um usuário do YouTube criou um vídeo destacando as diferenças selvagens entre os chefes originais de Street Fighter 2 e suas encarnações jogáveis posteriores. Os chefes do clássico jogo de luta – Balrog, Vega, Sagat e M. Bison – agora são itens básicos da franquia, mas começaram como personagens chefes não jogáveis que os jogadores só podiam desafiar batendo no elenco principal dos oito personagens do jogo.
Veja também:
Agora uma ferramenta recente muda isso, tornando esses chefes de Street Fighter 2 totalmente jogáveis. Os chefes originais de Street Fighter 2 eram bem conhecidos por sua dificuldade, e o grande sonho de muitos jogadores era conseguir jogar com eles em algum contra. Até mesmo algumas lendas nasceram de como conseguir isso, mas totalmente falsas.
Com um hack chamado “Street Fighter 2 Plus Plus“, isso muda, tornando o quarteto de lutadores liberados pela primeira vez jogáveis. O criador de vídeos do jogo de luta Youtube “desk” fez um mergulho profundo nesta versão hackeada do jogo, listando as limitações e peculiaridades de jogabilidade desses personagens chefes agora jogáveis.
Não só esses chefes estão perdendo movimentos especiais que os definiriam em games posteriores de Street Fighter, mas três em cada quatro deles estão faltando uma mecânica muito básica: a capacidade de arremessar. Além de seu Izuna Drop rastejante na parede, o ninja espanhol também tem um arremesso aéreo, dando-lhe dois lances diferentes para trabalhar em comparação com o lamentável zero dos outros chefes.
Além da falta de arremessos, todos os chefes têm uma grande fraqueza que também pode ser explorada. Movimentos especiais como o Psycho Crusher de M. Bison têm quadros onde ele pode ser atacado por dano bônus.
Há um fator de risco / recompensa aqui, pois esses quadros estão ligados ao ataque mais forte de cada chefe. Os chefes não têm muito do que os jogadores podem considerar “buffs”, mas há coisas lá que ultimamente seriam resolvidas em lançamentos futuros. O mais interessante deles também cairia para M. Bison, cujo clássico Double Knee Press não é um movimento especial, mas um chute básico.
Com os chefes fazendo sua primeira aparição jogável na primeira revisão do clássico arcade, Street Fighter 2: Champion Edition de 1992, há muitas outras maneiras de jogar como os grandes vilões do jogo clássico. Mas se os jogadores estão curiosos sobre os meandros do jogo que deu início ao boom dos jogos de luta dos anos 90, este hack definitivamente vale a pena investigar.