Super Mario Wolrd agora roda em 16:9; veja como

Já dá para jogar Super Mario World em versão Widescreen, veja como!

Publicado em 23/6/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O engenheiro de software e hacker da SNES ROM, Vitor Vilela, lidera uma equipe que criou e lançou Super Mario World Widescreen, uma versão que já está para download e que permite jogar Super Mario World da Nintendo – lançado pela primeira vez em 1990 – em telas widescreen modernas. Crucialmente o título mantém a proporção de aspecto de 8: 7 pixel original do jogo, o que significa que não importa o quão largo você estique a tela, “A tela que você verá é como seria em uma tela de TV real conectada ao SNES, exceto que é expandida para o resolução widescreen!”

Imagem: Kotaku

Embora as resoluções de monitor padrão 16: 9 e 16:10 sejam suportadas, Vilela também está trabalhando em algumas outras como 2: 1 e até 21: 9 para qualquer pessoa com um monitor ultra grande. Ele está disponível aqui, mas antes que você se apresse para baixá-lo, há algumas coisas que você precisa saber. Em primeiro lugar, o link de download é apenas para SMWW e não contém uma ROM do próprio Super Mario World. Você terá que encontrar isso de alguma outra forma.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

E em segundo lugar, você também precisará baixar o emulador bsnes_hd, já que a única maneira que o SMWW foi possível é porque o programa permitiu que Vilela aumentasse a resolução horizontal do jogo em 96 pixels, de 256×224 para 352×224. O bsnes também permite que muitos outros jogos SNES sejam executados em widescreen, embora não com o mesmo nível de perfeição sob medida que pode ser conferido aqui.

Segundo Vilela, ele se dedica a criar novos hacks de ROM estudando maneiras criativas de levar o hardware dos anos 90 ao limite. Atualmente ele também está trabalhando para trazer suporte widescreen para mais jogos SNES e contribuir para o desenvolvimento da comunidade de hackers SMW. Para conferir o trabalho dele, é só ir até o Patreon, clicando aqui.

Via: Patreon/Kotaku
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio