TBT: Comentário de garoto que jogou com “fantasma do pai” segue emocionando 7 anos depois

Relembre ou conheça o caso do garoto que jogo Rally Sports Challenge com fantasma do pai e virou um curta metragem

Publicado em 09/12/2021 18:02
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Você já pensou no quanto os jogos significam para algumas pessoas? Há tantos comentários e discussões sobre guerras de console e favoritismo acontecendo nos últimos anos que às vezes esquecemos os momentos que realmente importam, como as memórias e experiências que temos ao jogar nossos títulos favoritos com amigos e familiares.

Já ouvimos muitas histórias impactantes sobre como os jogos realmente importam, mas esta é facilmente uma das mais emocionantes. Ela fala de um adolescente que foi capaz de se reconectar com seu falecido pai usando um Xbox e o jogo Rally Sport Challenge (2002).

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A história

Em julho de 2014, um usuário anônimo sob o nick 00WARTHERAPY00 fez um comentário comovente num vídeo de YouTube intitulado como ‘Os videogames podem ser uma experiência espiritual?‘ (Can Video Games be a Spiritual Experience).

No campo de comentários, ele compartilhou uma experiência que o fez reativar memórias marcantes de seu falecido pai. De acordo com seu relato, quando ele tinha 4 anos, ganhou um XBOX de seu pai, e ambos jogaram muitos games juntos desde então, mas infelizmente o pai do garoto veio a falecer de um câncer fulminante apenas dois anos depois disso.

Devastado pela perda, o garoto nunca mais tocou naquele Xbox, encaixotando o console por anos. Contudo, dez anos depois dessa decisão, um dia, enquanto mexia em suas coisas, o já adolescente se deparou com a caixa onde havia guardado o videogame e seus jogos.

Já calejado da perda, o jovem resolveu conferir se tudo ainda funcionava, e para isso conectou tudo e escolheu o jogo de corrida que seu pai mais gostava de jogar com ele, Ralli Sport Challenge. Tudo estava funcionando perfeitamente, mas essa não foi a maior surpresa para ele, já que, em suas palavras, encontrou um “fantasma” no jogo.

O fantasma a que ele se refere é um registro que um dos modos de disputa do game possui. No ‘Time Attack’ o carro que fizer a melhor corrida deixa isso gravado de uma maneira que, quem for jogar a próxima partida, encontra um fantasma do carro do recorde, que vai repetir exatamente a mesma corrida, forçando o jogador da vez a fazer algo melhor.

Uma das cenas do game perseguindo o carro fantasma em Ralli Sport Challenge. (Imagem: Reprodução)

Não é possível bater no carro fantasma, já que ele é só uma referência do melhor que foi feito até ali. Chocado, 00WARTHERAPY00 descobriu os dados fantasmas de seu pai no jogo. Então, ele começou a jogar e, embora não o tivesse feito por um tempo, ele continuou tentando e, finalmente, em um determinado momento, conseguiu passar o fantasma.

Liderando a corrida, o jovem seguiu confortavelmente até o final da prova, onde seria o novo detentor do recorde daquela pista, e é aqui que a internet se emociona: Já na reta final da linha de chegada, ele freou o carro e ficou esperando seu pai passar, preservando o fantasma.

Reação

Sua postagem gerou uma série de comentários de outros jogadores sobre suas memórias de infância, jogando seus jogos favoritos com a família e amigos. Na época, 00WARTHERAPY00 não esperava a resposta que recebeu. Tudo o que ele queria fazer era compartilhar sua história sobre espiritualidade nos videogames – e ele o fez maravilhosamente bem.

Seu comentário ganhou as manchetes quando foi publicado em 2014, e é fácil entender por que. Escrever sobre este assunto não é fácil. É uma história emocionante, mas trata sobretudo das experiências que podem ser vividas jogando videogame.

Nesse cenário, isso permitiu a 00WARTHERAPY00 repetir um de seus jogos de rally favoritos com seu pai – mesmo que seu pai não estivesse fisicamente lá. Mostra que a espiritualidade existe nos jogos – se você decidir permitir.

Curta metragem

Jogador Dois ou no original em inglês Player Two, é um curta-metragem de cerca de um minuto e 45 segundos, contando a história de como 00WARTHERAPY00 foi capaz de correr contra o fantasma de seu pai no Ralli Sport Challenge. Todo o vídeo é baseado em sua história e inclui uma narração que lê seu comentário emocional.

O vídeo, carregado no YouTube pelo diretor John Wikstrom, apresenta uma equipe que trabalhou em conjunto para criar o curta-metragem. Em vez de incluir uma seção de créditos no final, os nomes dos envolvidos foram colocados na descrição do vídeo. O foco do vídeo deve ser aquele menino, seu Xbox e o fantasma de seu pai correndo no RalliSport Challenge – e é exatamente isso que é.

É uma história que tocou muitas pessoas quando surgiu originalmente, e continua a causar impacto. Isto mostra o quanto o universo gamer é muito mais do que simplesmente disputas entre consoles e coloca em xeque mate essa parte triste da toxidade que existe em muitas empresas.

Via: Ar12Gaming/PBS Game
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Produtos recomendados

HD EXTERNO

Comprar

CONTROLES

Comprar

CONSOLES

Comprar

ACESSÓRIOS

Comprar

CADEIRA GAMER

Comprar

HEADSET

Comprar