Os jogos de luta ficaram famosos graças a títulos como Street Fighter e Mortal Kombat. E desde então, centenas de outros vieram em busca de se tornarem o mais forte no mercado. E quando se pensa nesses jogos, principalmente em qual seria o primeiro game de luta, muitos acabariam respondendo que é Street Fighter.
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Mas não. Antes dele existiu vários outros jogos, principalmente nos fliperamas que seus pais jogaram. Até mesmo nos consoles antigos como o Atari. E respondendo a pergunta, o primeiro jogo de luta a permitir o combate entre dois personagens controlados pelo jogador foi Heavyweight Champ (1976), da SEGA Corporation.
Heavyweight Champ era uma simulação de console arcade de 8 bits em preto e branco em que dois boxeadores são mostrados de perfil, ou duas dimensões, com os jogadores podendo desferir apenas socos altos (cabeça) ou baixos (corpo). E depois dele vieram Karate Champ (1984), da Data East Corporation, um jogo que tinha um repertório limitado de socos e chutes, mas era bem viciante.
Na sequência, foi lançado Yie Ar Kung-Fu (1985) da Konami que adicionou uma variedade de manobras de soco e chute, cada uma ativada movendo o joystick em uma direção específica – uma inovação que seria muito expandida por jogos posteriores – bem como uma “barra de saúde” que indicava a força relativa de um jogador.
E quanto a Street Fighter? O jogo chegou em 1987 pela Capcom, que introduziu um conjunto mais elaborado de movimentos especiais, mas o primeiro jogo sofreu demais com problemas de controle que dificultavam a execução das sequências precisas necessárias para movimentos especiais de combate.
Heavyweight Champ
Heavyweight Champ é um jogo eletrônico de boxe desenvolvido e publicado pela Sega. A versão original de arcade foi lançada em 1976. O jogo apresenta gráficos em preto e branco e os analistas o identificaram como o primeiro jogo eletrônico a apresentar luta corpo a corpo.
Foi um sucesso comercial no Japão, onde foi o terceiro jogo de arcade de maior arrecadação de 1976. No entanto, atualmente é considerado um jogo raro. A Sega lançou um remake para arcades em 1987, mudando a perspectiva lateral do jogo original para um ponto de vista em terceira pessoa por trás do boxeador.
Ambos os jogos apresentam controles exclusivos que simulam socos reais. O remake de 1987 também foi bem sucedido, tornando-se o quinto jogo de arcade dedicado de maior arrecadação do Japão de 1988 e recebendo avaliações positivas dos críticos.