Publicidade
Review

Lexar lança Armor 700, SSD portátil de até 4TB que é rápido, resistente à água e quedas brutais

Duro na queda, literalmente.
Gostou? Compartilhe!
Lexar ssd armor 700
O Armor 700, SSD da Lexar, sendo usado para gravar diretamente no drive em até 4K a 60 FPS através de um iPhone 15 Pro. (Foto: Lexar)
Publicidade

A Lexar, empresa focada em soluções em memória flash, continua expandido seu portifólio de SSDs. E o da vez, chega repleto de atributos que reúnem performance e resistência. Trata-se do Armor 700, que promete velocidade e proteção conta água, poeira, quedas de até 3m, dentre outros feitos. Confira a análise feita com produto enviado para testes ao Observatório de Games.

Unboxing e primeiras impressões

Acomodado em uma embalagem sem muitas delongas estéticas, o ARMOR 700 vem numa caixinha de papel resistente, medindo 10cm x 10,5cm x 3,5cm (B x A x P). A primeira encarada no produto é realmente otimista, pois o produto em si é pequeno (86,2 mm x 54,4 mm x 13,2 mm) e leve (cerca de 80g) o que para os cinegrafistas de câmeras DSLR já é um ponto a favor, já que o SSD pode ser facilmente anexado no trilo do flash ou em algum handstand.

Continua depois da Publicidade
SSDs costumam ser usados como opção de armazenamento para captações que consomem muito espaço, como as filmagens em 4k.

O corpo do Armor 700 é revestido de tecido emborrachado, o que o livra de ranhuras, facilita sua fixação em garras mecânicas e o protege contra impactos mais severos. De acordo com o fabricante, o produto pode suportar uma queda de até 3 metros de altura sem danos físicos (só emocionais, por parte do dono).

Por fim, além do manual, o Armor 700 vem ainda com um cabo com pontas de USB-C, mas também possui um adaptador para o USB clássico para os que não dispuserem desse recurso. Os usuários de celulares também podem se beneficiar desse aparelho, já que ele permite gravar imagens direto no SSD em até 4K a 60 FPS.

Especificações técnicas

  • Nome: Lexar Armor 700
  • Interface: UASP – USB 3.2 Gen 2×2
  • Capacidade: 1 TB, 2 TB e 4 TB 
  • Desempenho: até 2000 MB/S de leitura e escrita
  • Temperatura de operação: 0 a 50 °C
  • Temperatura de armazenamento: -40°C a 85°C
  • Dimensões: 86,2 mm x 54,4 mm x 13,2 mm
  • Garantia: 5 anos
  • Extra: Certificado IP66 de água e poeira, resiste a quedas de 3 metros
  • Compatibilidade:PC, Mac, tablets, iPad, Android, iPhone 15, câmeras, Xbox X|S, PS4, PS5.

Teste duro

Durante testes para verificação de desempenho, o aparelho suportou os testes de pico sem sustos e conseguiu uma boa taxa de velocidade na transferência de arquivos, jogando para outra unidade nada menos que 305GB de vídeos em cerca de 3 minutos e 5 segundos.

Cabo com duas gerações de USB é bem-vindo para muitos usuários.

Jogando

Quando o assunto foi jogar com o Armor 700 servindo de acomodação para jogos em um PS5, o produto seguiu o bom exemplo de seu colega de portfólio, o SL660 Blaze, e “rodou liso”, como se costuma dizer na linguagem da comunidade. Jogos como Cyberpunk 2077 e The Last of Us – Part 2 foram utilizados como teste e tudo correu dentro do esperado técnico.

Software de proteção

Não que seja uma exclusividade de mercado, mas o produto também conta com um software de proteção de arquivos, ou programa de encriptação, como é tecnicamente conhecido esse sistema. O Lexar DataShield já vem dentro do Armor 700 e funciona tanto em Windows quanto em Mac.

Com ele, é possível criar pastas seguras com suporte para encriptação de 256-bit e a instalação é rápida e sem mistérios. Uma vez criado, basta jogar os arquivos dentro das pastas criadas que tudo só sai de lá agora com a senha criada pelo usuário na instalação.

Preço e disponibilidade

Por enquanto, o produto ainda não chegou no Brasil, mas já pode ser encontrado em sites de varejo online por valores a partir de R$1.400. A Lexar promete que o produto deve chegar nos próximos meses no país.

Vale o investimento?

O grande diferencial do produto é realmente seu tamanho e capacidade de armazenamento, que é certamente uma boa escolha para os profissionais do audiovisual, justificados anteriormente.

Já os usuários do setor corporativo podem enxergar nele a medida ideal para armazenar seus arquivos de maneira que vejam no produto algo nem grande demais para atrapalhar numa gaveta, nem pequeno demais como cartão SD, para se perde por ela.

Aos gamers, a capacidade de armazenamento realmente conta muito, mas os que fazem questão de estética, provavelmente vão seguir mais simpáticos ao Blazer, que embora conte com 1TB, entrega isso (que cabe bastante coisa) com um charme luminoso e com direito a uma base de sustentação.

O SSD portátil SL660 Blaze com velocidade de leitura de até 2.000 MB/s. Leia tudo sobre ele aqui, (Foto: Observatório de Games)

CONTEÚDO RELACIONADO