20 anos de lançamento do PlayStation 2

PS2
Publicidade

O PlayStation 2 completa hoje 20 anos. O dia 4 de março de 2000 é a data de seu lançamento no Japão, e chegou apenas um tempo depois nos EUA e Europa. E que maneira de lançar um novo milênio – com um console de jogos futurista e (provavelmente) um DVD de Matrix?

Com 155 milhões de unidades vendidas, o PS2 é o console doméstico mais vendido de todos os tempos e, durante esse tempo, desfrutou de uma hegemonia sobre os jogos de consoles que não eram vistos desde então. Parte disso se deve ao seu antecessor pioneiro e à marca inteligente da Sony – elegante, descolada e, acima de tudo, adulta.

Parte disso foi porque tocou o novo formato de DVD de forma relativamente barata. Mas a maior parte era da biblioteca de software surpreendente do console, que combinava quantidade com qualidade por todo o caminho. Tantos grandes nomes de todos os tempos fizeram sua estréia neste hardware.

Continua depois da publicidade

Houve algumas queixas menores sobre os recursos on-line (como a SEGA lançou serviços on-line para o Dreamcast naquele ano) e apenas dois slots de controladores, mas isso não afetou as vendas do sistema. No final de seu primeiro mês de compra no Japão, o console já havia acumulado mais de 1,4 milhão de vendas do sistema. O PS2 já havia vendido mais de três milhões e meio de unidades antes de chegar às margens da América do Norte em outubro, no final daquele ano.

O PS2 foi lançado no Japão com apenas cinco títulos, incluindo Eternal Ring, um RPG de ação do desenvolvedor de Dark Souls. A força do console veio em seus lançamentos mais tarde em seu ciclo de vida, que durou seis anos até o lançamento do PS3 em 2006. Sem surpresa, Grand Theft Auto: San Andreas foi o título mais vendido, com mais de 17 milhões de cópias.

Publicidade
© 2021 Observatório de Games | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade