20 termos gamers que você precisa saber sobre o atual mercado de games

Termos
Publicidade

Quem jogou videogame na era dos 16 bits (SNES e Mega Drive por exemplo) e olha hoje para uma parte do mercado de games, certamente estranha praticamente tudo. Garotos organizados em grupos jogando um game confuso e movimentando milhões, games divididos por temporadas, lojas virtuais, siglas alienígenas e mais um monte de coisas que fazem a ficha cair de uma maneira cruel pra dizer que o tempo passou.

Realmente, esse mercado mudou muito desde que aquele garoto(a) interrompeu suas madrugadas de jogatina para lutar contra os game overs da vida real. Contudo, existem os que não sofreram esse game over e puderam retomar esse gosto pelo jogo, ainda que algumas gerações de console tenham se passado. Mas é preciso fazer uma espécie de supletivo gamer para ficar em dia com o cenário e não boiar em alguns assuntos e termos.

Dito isto, o Observatório de Games preparou uma lista com os principais termos que circulam no meio gamer, para que os novos velhos jogadores possam instalar em si próprios essa DLC (não sabe o que é DLC? Calma que a gente explica)!

Continua depois da publicidade

AAA (Triplo A)

Na indústria dos jogos de vídeo, AAA (pronuncia-se “triple eɪ”) ou Triplo-A (em português) é uma classificação utilizada para jogos com os maiores orçamentos e níveis de promoção. Um título considerado AAA, é esperado que seja de alta qualidade, ou que esteja entre os melhores do ano. AAA não é um acrônimo, mas uma maneira de classificar os jogos, em alguns casos, referindo-se a eles como um equivalente a um filme blockbuster.

AD

Uma sigla para “Attack Damage”, ou seja, “dano de ataque”. Refere-se a quanto dano um personagem tem em cada golpe.

Avatar

Uma representação virtual do usuário, não precisando ser necessariamente uma foto real ou de algum personagem durante um jogo. Um bom exemplo são as imagens utilizadas por determinados aplicativos e até mesmo na Netflix.

Beat ‘em ups

Conhecido também como brawlers ou briga de rua em português, são jogos eletrônicos focados no combate corpo a corpo contra múltiplas ondas de inimigos. Geralmente estes jogos se desenrolam em cenários urbanos, onde a trama gira em torno do combate ao crime ou na vingança do protagonista, embora também há jogos com temas fantasiosos e históricos. Os jogos tradicionais tomam forma em cenários renderizados em duas dimensões com vários planos de movimentação, porém os mais recentes geralmente são totalmente em três dimensões. Este gênero é notado devido a sua jogabilidade simples e a constante presença de modos cooperativos de dois a quatro jogadores. Um exemplo deste estilo são Final Fight e Streets of Rage 4.

BG

Abreviação para “Bad game”, ou seja “jogo ruim”. É colocado (geralmente) quando os jogadores perdem ou estão insatisfeitos com seu resultado ou com o time em geral.

BOT

Diminutivo de robot, também conhecido como Internet bot ou web robot, é uma aplicação de software concebido para simular ações humanas repetidas vezes de maneira padrão, da mesma forma como faria um robô.

DLC

Significa, em inglês, Downloadable Content, que em português é Conteúdo para Download. Além do significado inicial, alguns denominam também o DLC de Disk Locked Content, ou Conteúdo Bloqueado em Disco. Conteúdo para download, conteúdo baixável ou conteúdo descarregável ou ainda DLC, é um conteúdo adicional para jogos eletrônicos adquirido através da Internet. DLCs geralmente são comprados pelo usuário de uma plataforma de distribuição digital como o Steam ou Origin.

Easter eggs

Alguns Easter Eggs, são percebidos apenas por fãs de determinadas franquias, como a TARDIS de Doctor Who em Assassin´s Creed.

Em informática, um ovo de páscoa (ou easter egg, tradução para o inglês, como é mais conhecido) é algum segredo de caráter humorístico escondido em qualquer tipo de sistema virtual, incluindo músicas, filmes, websites, jogos eletrônicos, etc. São algo como “pegadinhas virtuais” e até mesmo homenagens.

F2P

Também conhecido como “free to play” ou “livres para jogar”, são os jogos oferecidos gratuitamente pelas lojas de jogos digitais.

FPS

First person shooter são jogos de tiro em primeira pessoa como Counter Strike, Cross Fire, entre outros.

Hack ‘n’ slash

Entre os mais famosos estão God of War, Devil May Cry, etre outros.

Hack and slash ou em tradução direta: corta e massacra, abreviado H&S ou HnS é um tipo de jogo que enfatiza o combate corpo-a-corpo. Originalmente descreve um estilo de jogabilidade em jogos de mesa de Role Playing Games (RPG) de papel e caneta, adaptado para os tipos MUDS, MMORPGs, e jogos eletrônicos em geral. Em jogos de consoles e de fliperamas, o uso implica especificamente o foco em um indivíduo em combate corpo-a-corpo ou com armas de ataques curtos. Em outros contextos, é mais geral, um arqueiro ou artista marcial participar plenamente em um jogo de hack and slash.

JRPG

Final Fantasy é uma das franquias mas famosas do estilo.

É um termo utilizado para especificar o estilo de RPG desenvolvido no Japão. A sigla JRPG significa “Japanese Role Playing Game”.

KVD ou KVR

abreviação de “kill versus deaths” ou “kill death ratio”. Suas respectivas traduções indicam assassinatos por morte. Nesse sentido, é um estatística muito usada em jogos de tiro, para comparar o número de vezes que o jogador matou contra o quanto ele morreu.

LoL

Abreviação de League of Legends.

MMORPG

Um jogo de interpretação de personagens online e em massa para multijogadores ou MMORPG é um gênero de jogo que permite a um grupo de jogadores criarem personagens em um mundo virtual dinâmico online. MMORPGs são uma fusão dos Massively Multiplayer Online Game com os RPG.

NPCs

Um personagem não jogável é um personagem de jogo eletrônico que não pode ser controlado por um jogador. NPCs fazem parte da história e cenário do jogo, podendo o usuário interagir com eles para completar missões, comprar, vender itens ou conhecer sobre a história do ambiente.

Proplayer

Tinows, jogador da CNB, foi o vencedor do ‘League of Legends: Red Bull Player One’ em 2016.

Esse é o nome dado aos jogadores profissionais de videogame que atuam competitivamente na área de e-sport (esporte eletrônicos). Jogos como League of Legends, PUBG, Counter Strike, Dota, Free Fire e outros são alguns dos exemplos onde esses tipos de profissionais podem atuar organizados em equipes.

RPG

Role-playing game, também conhecido como RPG, é um tipo de jogo em que os jogadores assumem papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente. O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente.

Shoot them up

Shoot ‘em up é um subgênero dos jogos eletrônicos de tiro. Em um shoot ‘em up, o personagem do jogador se envolve em um ataque solitário, muitas vezes em uma nave espacial ou aeronaves, disparando em um grande número de inimigos e evitando seus ataques. Tanto jogos de nave ou tiro vertical / horizontal usam esse nome.

TPS – Third Person Shooter

Tiro em terceira pessoa, do inglês third-person shooter, é um gênero de jogo de computador, normalmente apresentado com gráficos em 3D, onde o jogador vê o seu personagem em uma perspectiva em terceira pessoa, geralmente com uma câmera nas costas do personagem, como em Splinter Cell Blacklist.

Publicidade
© 2021 Observatório de Games | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade