Publicidade

Nova biblioteca do Minecraft é uma brecha inteligente e porto seguro para jornalismo censurado

Gostou? Compartilhe!
Minecraft library
Imagem: Reporters Without Borders
Publicidade

Para comemorar o Dia Mundial contra a Censura Cibernética, celebrada no dia 12 de março, uma nova e sofisticada biblioteca foi aberta no quarteirão do Minecraft. Chama-se The Uncensored Library, e não é apenas uma escultura elaborada feita para um livro de mesa de café.

A Uncensored Library é uma biblioteca virtual genuína dentro do Minecraft, criada para abrigar jornalismo de países onde não existem liberdades de imprensa completas ou que a censura seletiva nega o acesso a determinados artigos. O truque? O Minecraft não está bloqueado nos mesmos países.

É uma brecha fascinante. Basta entrar no jogo, carregar o servidor da The Uncensored Library e vasculhar um monte de livros que abrigam artigos republicados bloqueados nas redes sociais e agências de notícias em cinco países.

Continua depois da Publicidade

Cada país tem seu próprio quarto na biblioteca, vestido com esculturas e estátuas que falam das campanhas específicas de censura de cada país. A ala do México envolve fileiras de livros em torno de um pequeno cemitério no centro. Lápides retratam jornalistas independentes assassinados por cobrir histórias políticas sensíveis ou investigar quadrilhas de crime organizado, como cartéis de drogas. A Arábia Saudita não permite jornalismo independente; portanto, sua ala possui uma gaiola singular no centro, simbolizando os jornalistas presos e provavelmente torturados por críticas ao governo.

O “Labirinto da Verdade” (Labyrinth of Truth) do Vietnã representa as dificuldades que os cidadãos enfrentam em superar as tentativas do governo de tornar o alcance do jornalismo independente o mais difícil possível. (Crédito da imagem: Repórteres Sem Fronteiras)

O projeto vem do Reporters Without Borders (Repórteres Sem Fronteiras), um grupo dedicado a garantir liberdades de imprensa adequadas em todo o mundo, e do BlockWorks, um site coletivo de artistas e designers que fez negócios criando cenas elaboradas no Minecraft.

Para navegar na biblioteca, você precisará da versão 1.14.4 da edição Java do Minecraft. Uma vez instalado, basta abrir o menu multijogador e digite visit.uncensoredlibrary.com como o IP do servidor. Você também pode fazer o download de uma cópia da biblioteca para hospedar localmente ou explorar sozinho.

O maior público do Minecraft também é o principal alvo do projeto, de acordo com o site. “Os jovens, em particular, são forçados a crescer em sistemas onde suas opiniões são fortemente manipuladas por campanhas governamentais de desinformação”, diz o documento.

CONTEÚDO RELACIONADO