Pesquisa Game Brasil

Confira as principais informações sobre o órgão de pesquisa mais dedicado ao estudo comportamental do público gamer na América Latina

PGB games
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Referência no estudo de hábitos de consumo do gamer brasileiro, a Pesquisa Game Brasil (PGB) existe desde 2013, e é desenvolvida e produzida através da parceria entre a Sioux Group, GoGamers, Blend New Research e ESPM.

Toda a pesquisa é desenvolvida com questionários proprietários com uma ampla cobertura e tópicos que envolvem o público gamer e todo o seu ecossistema, no Brasil e na América Latina — em países chaves como Argentina, Chile, Colômbia e México. A GoGamers é a unidade de negócios responsável pelo desenvolvimento, produção e publicação da pesquisa anualmente dentro dos canais oficiais

Metodologia

Questionário & Análises

Toda a pesquisa é desenvolvida com questionários proprietários com uma ampla cobertura e tópicos que envolvem o público gamer e todo o seu ecossistema, no Brasil e na América Latina em países chaves como Argentina, Chile, Colômbia e México.

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Metodológias aplicadas

· 4 P’s (Percepção, Posse, Paixão e Plano)
· Método de Juul
3

Público Alvo

16 à 65 anos, todos os gêneros, raça e cor. Por questões metodológicas e éticas, não entrevistamos diretamente menores de 16 anos de idade. Informações acerca dos hábitos de consumo de jogos digitais em crianças e adolescentes dentro desta faixa são coletadas através dos seus pais. A quantidade de entrevistados maiores de 54 anos foram estatisticamente irrelevantes para a pesquisa e, por isso, não foram considerados nas ponderações.4

Regiões

A pesquisa é aplicada em território nacional, seguindo como base a distribuição da população brasileira de acordo com o IBGE*. Os Estados são: Acre (AC), Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espirito Santo (ES), Goiás (GO), Maranha (MA), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PA), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS), Rondônia (RO), Roraima (RR), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP), Sergipe (SE), Tocantins (TO).5

Revisão e Controle de Qualidade

Todo o processo de validação e revisão é conduzido por profissionais com experiência e formação acadêmica em diversas competências como publicidade, marketing, gamificação, estatística, jornalismo, criação e gestão. Além, de uma vasta experiência no mercado de games e entretenimento, no ponto de vista de negócios e público final.6

Formato

Entrevistas 100% online.

O que foi pesquisado na última edição

Comportamento e tendências

Analisamos o tipo de comportamento e relação do público gamer nas 3 principais plataformas como Smartphone, Console e PC, entendendo todas as particularidades, preferencias e atividades que fazem parte de cada uma.

Têndencias do mercado de jogos

Identificamos as principais tendências e comportamento do público gamer e a experiência com os jogos, com analises detalhadas sobre o conhecimento e atividade em uma lista com mais de 200 jogos.

Perfil dos gamers

Através dos resultados de comportamento conseguimos analisar quais são os diversos perfis de jogadores, seja Hardcore, Casual ou outro que esteja presente em algum das plataformas.

Relacionamento com as marcas

Analisamos o relacionamento que o público gamer possui através de um painel exclusivo com mais de 100 marcas de diversos segmento, e que hoje estão presentes no cotidiano dos gamers de diversas maneiras.

Relacionamento com as marcas

Analisamos o relacionamento que o público gamer possui através de um painel exclusivo com mais de 100 marcas de diversos segmento, e que hoje estão presentes no cotidiano dos gamers de diversas maneiras.

Tema da 8ª Edição

Seguindo a mesma metodologia dos anos anteriores, a PGB teve a participação de 12.498 mil pessoas, entrevistadas no Brasil em 26 estados e no Distrito Federal. As entrevistas foram realizadas no mês de fevereiro, e serviram de fotografia sobre o comportamento do consumidor de jogos digitais principalmente durante o período do isolamento social causado por COVID-19. 

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